Serviço de Impressão não Disponível

Do nada no meu Linux Mint 22 o serviço de impressão ficou indisponível, fui no no Menu, Administração, Impressoras e vi a seguinte mensagem: “serviço de impressão não disponível”, mas quando eu executo “Epson Print Utility” da minha L355 ele permite imprimir a página de teste. Mas nas configurações de impressora não aparece mais impressoras disponíveis. Favor, peço ajuda sobre o que pode ter acontecido e como reativar o serviço de impressão.

vamos por partes, como dizia jack, o estripador… Sua impressora está em rede ou porta usb?

1. veja se o cups está ativo:

sudo systemctl status cups

1. o gerenciador de perfis de cor, que pode atrapalhar a encontrar impressoras na rede:

sudo systemctl status colord

1. preventivamente, limite a ação do colord, se não é usuário profisisonal que precise imprimir cores à perfeição:

sudo nano /etc/polkit-1/rules.d/10-disable-colord.rules

e adicione as linhas abaixo:

polkit.addRule(function(action, subject) {
var colordActions = [
“org.freedesktop.color-manager.create-profile”,
“org.freedesktop.color-manager.modify-profile”,
“org.freedesktop.color-manager.delete-profile”,
“org.freedesktop.color-manager.device-add”,
“org.freedesktop.color-manager.device-remove”
];

if (colordActions.indexOf(action.id) >= 0) {
    return polkit.Result.NO;
}

});

1. agora faça:

sudo systemctl daemon-reload
sudo systemctl restart cups colord

1. veja se resolve. se não resolver, pode deixar o arquivo lá que não alterará nada pra você.

dê retorno

Porta USB.

Segue resposta 1…

Segue resposta 2….

Fiz o procedimento, abri um arquivo no Write do LibreOffice mas apenas imprimiu a folha em branco.

reinicie e tente imprimir novamente. se n der certo delete o arquivo que tentaremos outra coisa. (é assim que é. pesquisando e tentando resolver por eliminação.)

Após reiniciar o notebook toda impressão que enviei para impressora ela apenas imprimia uma folha em branco.

Então, resolvi formatar o notebook, inclusive trocar o sistema operacional pelo Zorin OS 18, só que tiver problema de “secure boot”.

Agora ao iniciar o notebook ele carrega uma tela do GNU GRUB version 2.12 com a seguinte mensagem:

Minimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions. Anywhere else TAB lists possible device or file completions. To enable less(1)-like paging, “set pager=1”.

grub> ls
(proc) (neadisk) (hd0) (hd0,gpt2) (hd0,gpt1) (cd0) (cd0,asdos3) (cd0,sdos2)
grub> _

No Secure boot de inicialização aparece assim…