Seria viavel programar em C# no Debian / Linux em geral?

Estou querendo estudar C#, porem vi que o Visual Studio nao existe para nada alem do Windows, oque de fato me deixou meio incomodado, por nao querer instalar o Win10 ou Win11 e usar o linux via WSL.

Tem algum dev C# aqui que usa o linux e consegue trabalhar tranquilamente?

Como eu poderia fazer para que seja viavel, ou apenas com o windows mesmo?

(Obs: Nao pretendo pagar pelo JetBrains Rider, paguei para fazer minha ISIC e conseguir a licenca gratis dele, porem dura ate a validade da ISIC)

Atualmente uso neovim para programar backend e vscode front, se você esta usando kde tem o kdevelop que é ide em c e c++, essas são as frees, tem tambem o novo editor de código zed-editor, já programei C no neovim mesmo.



1 curtida

Opa brother!

Eu já tentei, mas não fui produtivo. Realmente a IDE Visual Studio faz toda a diferença para programar em C#.

Como você disse não estar disposto a pagar pelo Rider, então só lhe resta utilizar o VS Code com as extensões da própria Microsoft para C#, que seria o DevKit.

Essa extensão não supriu todas as minha necessidades o que me fez recorrer ao terminal para executar alguns comandos do dotnet para trabalhar com algumas aplicações que estava tentando desenvolver.

No final, abro o Windows só para programar com o C# por conta do Visual Studio.

Antigamente eu usava o monodevelop, mas ele acabou não evoluindo tanto assim a medida que.novas versões do dotnet chegavam. Ela era top de se usar.

Segue o link da própria página da MS para usar o VSCode com o DevKit: Get started with C# and .NET in Visual Studio Code

Como eu disse, cheguei a utilizar, mas cansei kkkk

1 curtida

Eu diria q a melhor solução são as IDEs da JetBrains, embora elas não sejam FOSS, tem versão comunity e suporte extenso a c#

Sinceramente C# era para ser um “java” e rodar universalmente, mas até hoje nunca pisou pra fora do Windows sem tropeçar

1 curtida

Poxa cara, eh uma pena realmente…

C# de longe ta sendo umas das linguagens mais quentes do mercado atualmente, e a Microsoft so complica a situacao.

Vou aproveitar o free para estudantes do Rider usando a minha ISIC, mas quando eu acabar os estudos, se nao tiver valendo a pena o valor do mesmo mensalmente eu vou ver se consigo usar um windows com WSL.

Cheguei a ver o VSC com C# DevKit mas parecia bem esquisito pra fazer aplicacoes mesmo que basicas.

O problema eh que a JetBrains nao tem community para o Rider, mas vou pegar o free deles com a ISIC ate eu terminar meus estudos, melhor pagar 70 reais anuais ate o fim da faculdade do que a JetBrains mensalmente sem gerar renda com o C# ainda.

O problema do C# eh a Microsoft… Igual todos os produtos deles (tipo o windows :sweat_smile:)

Qual é a vantagem de usar neovim? e porque você não usa ele no front?

Eu uso neovim para tudo, só que tem vez que cansa mesmo, eu uso vscode é so clicar no botão e funciona kkkk.

No neovim para executar um código front, você usa uma extensão que tem colocar no diretório padrão do astronvim, ou instala no terminal npm i -g live-server e executa seu código, como este de baixo.

1 curtida

Ressuscitando o assunto… a Jetbrains liberou a IDE Rider para desenvolver gratuitamente. Mas apenas para uso NÃO comercial.

É a mesma lógica do Visual Studio Communythi no Windows.

Top demais… agora vou voltar a programar no Linux com C#.

2 curtidas

Já estou é programando já… tá lindo isso!

Abri alguns projetos que rodam no meu Windows, tá supinpa aqui no Rider do meu ArchLinux que instalei via Snap ainda por cima

Isso é muito bom uma IDE sempre é melhor que um editor de texto.

1 curtida

carambolas fui ver, webstorme tambem, só faltou o intellij para eu aprender kotlin.

1 curtida

Mas o IDEA pode ser usado para kotlin de forma gratuita também não? Eu não programo com kotlin (já usei kotlin com o Android Studio na faculdade)… mas a IDEA permiti usar o kotlin na sua versão CE, não?

1 curtida

Então é versão para estudante, fui ver é só pago para individual.

Meu irmao, eles liberaram 1 dia dps de eu instalar o W11 com ArchWSL, pensando seriamente em voltar pro linux, windows n me desce mais nao, fico com um gostinho de q falta alguma coisa…

2 curtidas

btw, minha ISIC ficou pronta tb no mesmo dia, estou com todas as IDEs JetBrains liberadas gratuitamente por 1 ano agr tambem…

Agora estou no dilema de qual distro bootar no pc pra voltar pro meu linux…

1 curtida

O interpretador de C# nas distros GNU/Linux é o mono, Mono (projeto) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Portanto vc pode executar seus programas escritos em C# em GNU/Linux, o gitlab do mono é este: Mono / Framework Mono · GitLab

Alguém testou o suporte a devcontainers, sabe se está finalmente 100% ok? Eu voltei para o VSCode uns 4 anos atrás, especificamente por isso.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.