Estou querendo estudar C#, porem vi que o Visual Studio nao existe para nada alem do Windows, oque de fato me deixou meio incomodado, por nao querer instalar o Win10 ou Win11 e usar o linux via WSL.
Tem algum dev C# aqui que usa o linux e consegue trabalhar tranquilamente?
Como eu poderia fazer para que seja viavel, ou apenas com o windows mesmo?
(Obs: Nao pretendo pagar pelo JetBrains Rider, paguei para fazer minha ISIC e conseguir a licenca gratis dele, porem dura ate a validade da ISIC)
Atualmente uso neovim para programar backend e vscode front, se você esta usando kde tem o kdevelop que é ide em c e c++, essas são as frees, tem tambem o novo editor de código zed-editor, já programei C no neovim mesmo.
Eu já tentei, mas não fui produtivo. Realmente a IDE Visual Studio faz toda a diferença para programar em C#.
Como você disse não estar disposto a pagar pelo Rider, então só lhe resta utilizar o VS Code com as extensões da própria Microsoft para C#, que seria o DevKit.
Essa extensão não supriu todas as minha necessidades o que me fez recorrer ao terminal para executar alguns comandos do dotnet para trabalhar com algumas aplicações que estava tentando desenvolver.
No final, abro o Windows só para programar com o C# por conta do Visual Studio.
Antigamente eu usava o monodevelop, mas ele acabou não evoluindo tanto assim a medida que.novas versões do dotnet chegavam. Ela era top de se usar.
C# de longe ta sendo umas das linguagens mais quentes do mercado atualmente, e a Microsoft so complica a situacao.
Vou aproveitar o free para estudantes do Rider usando a minha ISIC, mas quando eu acabar os estudos, se nao tiver valendo a pena o valor do mesmo mensalmente eu vou ver se consigo usar um windows com WSL.
Cheguei a ver o VSC com C# DevKit mas parecia bem esquisito pra fazer aplicacoes mesmo que basicas.
O problema eh que a JetBrains nao tem community para o Rider, mas vou pegar o free deles com a ISIC ate eu terminar meus estudos, melhor pagar 70 reais anuais ate o fim da faculdade do que a JetBrains mensalmente sem gerar renda com o C# ainda.
O problema do C# eh a Microsoft… Igual todos os produtos deles (tipo o windows )
Eu uso neovim para tudo, só que tem vez que cansa mesmo, eu uso vscode é so clicar no botão e funciona kkkk.
No neovim para executar um código front, você usa uma extensão que tem colocar no diretório padrão do astronvim, ou instala no terminal npm i -g live-server e executa seu código, como este de baixo.
Mas o IDEA pode ser usado para kotlin de forma gratuita também não? Eu não programo com kotlin (já usei kotlin com o Android Studio na faculdade)… mas a IDEA permiti usar o kotlin na sua versão CE, não?
Meu irmao, eles liberaram 1 dia dps de eu instalar o W11 com ArchWSL, pensando seriamente em voltar pro linux, windows n me desce mais nao, fico com um gostinho de q falta alguma coisa…