Estou pensando em criar um pendrive bootavel no windows para instalar o linux, mas quero testar em um pendrive falsificado, aqueles de 2tb da shopee. Seria seguro?
Seguro em que sentido?
Se for no sentido do pendrive continuar funcionando sem problemas após usá-lo para o Linux,
com certeza, já usei vários pendrives diferentes pra Linux e nenhum deu defeito depois.
Digo no sentido de não dar efeitos colaterais, como por exemplo, corromper algum arquivo durante o boot, ou algo do tipo, por ser um pendrive falsificado.
Acho que se o pendrive não apresenta problemas semelhantes no uso normal, não vai ter esses problemas sendo usado para o Linux.
Normalmente ele começa a corromper os arquivos após uma quantidade certa de armazenamento contida nele. Isso pode afetar o boot?
Qual seria essa quantidade certa? Dependendo do tamanho da ISO que você colocar nele, pode sim.
Ele esta se referindo a pendrive que teve seu firmware interno modificado para que o sistema operacional acredite que é um pendrive de tamanho maior sendo que os chips de memória do pendrive o armazenamento é inferior.
O chip de memória do pendrive é integro o que não é é o firmware do pendrive.
Cara compra isso não, vc vai jogar seu dinheiro fora, qualquer pendrive de uns 8GB ou mais cabe uma variedade de imagem de distribuição Linux, elas ocupam por volta de 6GB ou menos. São poucas as exceções que ocupam mais que isso.
você já deu a resposta.
Não sei exatamente, pois fazer um teste em um aplicativo como o h2testw levaria um tempo absurdo, mas segundo meus testes, aguenta no mínimo uns 8gb
Eu não sei o código do firmware para prever o comportamento, mas os chips de memória são íntegros.
Hmm entendi. Não me atentei a isso na hora de comprar, mas pra não jogar fora, queria saber se serviria para boot, mas por ter o perigo de corromper algo, queria ter certeza antes. Mas se não for possível nesse que tenho mesmo, tento comprar outro dessa faixa de armazenamento mesmo.
Nem se o pendrive armazenasse no mínimo uns 8gb, continuaria tendo esse perigo?
Amigo, só fazendo o teste de
Mas na moral, onde tu conseguiu um pen drive desse? Eu hein, detesto brincar com drives e etcetera.
Parece ser esse o jeito
Comprei de um amigo, pq pelo q ele tinha me contado, parecia mesmo ser um pendrive verídico, mas depois ele me contou q comprou da shopee, e ainda por cima esqueci de conferir se era de verdade ou se era falso. Ai deu nisso.
Eita mano, uma bela história de TI kkkkk
C for só pra criar pendrive botável tlvz não seja comprometedor! E já que ele tem bastante espaço usa o ventoy e cria um pendrive multiboot que dá pra vc testar muitas distros linux. Daí vc escolhe a + interessante …
Tá aí o link pra fazer o download do ventoy: Download . Ventoy
O chip físico de memória não foi modificado apenas o firmware, então ele mostra um armazenamento x mas o chips de memória físico não tem este valor memória, o chip de memória poder ter o tamanho que so deus sabe ate 8bits.
aa entendi, valeu pela recomendação do app, vou dar uma procurada mais a fundo nele depois, mesmo se for usar em outros pen drives.
Hmm entendi, recomenda fazer um teste de armazenamento para saber a real capacidade dele? E se a real capacidade dele for algo aceitável, tipo 8gb, recomenda mesmo assim?
Nunca terá como vc testar gravando, quando chegar no limite físico do chip de memória o pendrive não vai mais funcionar.
Detona… não vai ter problema até o próprio pendrive dar problema. Nem tudo que é pirata é pirata!