Será que a Microsoft vai transformar o Windows em Linux?

A Microsoft pode transformar o Windows em Linux? Entenda essa possibilidade, o futuro do Linux Mint 23, por que o GIMP perdeu espaço para o Photopea e como está o mercado para profissionais de Linux neste capítulo do Diolinux Responde!

Vamos ser mais realistas. Dizer a Microsoft não tem apego ao Kernel NT que ele desenvolvem há mais de 20 anos é pura ilusão. Eu já disse aqui algumas vezes. É mais plausível que a Microsoft crie uma distro do zero com Linux do que simplesmente substituir o Kernel NT pelo Linux. Imagina o trabalho que deve dar reescrever o sistema inteiro para rodar com Linux, é mais produtivo começar do zero direto no Linux do que substituir um kernel já consolidado. Acredito que Microsoft jamais abriria mão do seu maior produto, mas o futuro é incerto. No artigo é citado de exemplo quando a Microsoft resolveu adotar o Chromium no Edge. É uma comparação válida mas que não tem o mesmo peso. Quando decidiram mudar para o Chromium, tiveram que fazer o navegador de novo do zero. Eu lembro que saiu as primeiras versões do Edge Canary e depois de um tempo a versão estável. Imagina fazer com um sistema que tá sendo desenvolvido há décadas. É muito mais difícil.

Sem contar que a Microsoft mantém muitos usuários de grande porte com o suporte para software legado, acho que o mais plausível seria fazer um Windows meio híbrido com Linux para usuários caseiros e manter o kernel NT para uso empresarial, mantendo o suporte legado. Também seria possível fazer um fork fechado do Wine e adicionar os códigos nativos deles próprios para manter compatibilidade legada dentro de um “Linux Windows”. São muitas variáveis.