Oi pessoal. Se puderem me ajudar serei grato.
Tenho um celular Motorola que aceita várias contas de perfil.
Neste celular usava uma só conta com um WhatsApp pessoal e um WhatsApp business profissional.
Comecei a ficar sobrecarregado com a demanda profissional que invadia minha vida pessoal e tinha que fazer alguma coisa.
A primeira coisa que pensei foi comprar outro celular com outro chip para separar a vida pessoal e profissional em celulares diferentes. Assim podia desligar um celular e deixar só o pessoal ligado.
Achei que ia funcionar.
Mas aí fiquei com dois celulares para recarregar toda noite , dois celulares para carregar no bolso,dois celulares recebendo chamadas de telemarketing e de muitas pessoas. Vi que isto também não era bom.
Comecei a ficar triste com a sobrecarga , me sentir mal com o trabalho sem fim que invadia a vida pessoal , a não ter vontade de ir para o trabalho e a ficar com pressão alta pela manhã e chegar em casa exausto.
Percebi que estava desenvolvendo Burnout.
Tomei hoje a decisão de aposentar o segundo celular e no celular Motorola ter dois perfis. Um perfil trabalho que funcionará de 8h00 as 18h00 nos dias úteis e um perfil pessoal que funcionará nos períodos de folga.
Preciso de ajuda para configurar isto.
O perfil profissional só deve ter acesso a alguns poucos programas e ao WhatsApp business. Deve também ter acesso a todos os email cadastrados.
O perfil pessoal será o principal e terá acesso ao WhatsApp pessoal comum e acesso a internet banking , todas as contas de email e todos os demais programas de uso pessoal.
Como eu configuraria este celular Motorola?
Desde já agradeço a ajuda.
Eu estou sofrendo do bom e velho estresse. O que fiz aqui pra organizar a minha vida foi pegar um velho tablet do trabalho que não pega mais chip (efeito colateral da atualização pro Lineage) e concentrei toda a vida de trabalho nele. Criei um whatsapp business com o número fixo da empresa e boto ele com resposta automática fora do horário de 8h as 18h. Também silencio toda e qualquer notificação nele fora desses horários. Como estou fazendo home office a maior parte do tempo, ter que eventualmente carregar um aparelho a mais não é problema pra mim.
Olá @DenisCampos tudo beleza?
Cara, burnout é algo muito sério e se você acredita que está neste nível de estresse o mais recomendável seria procurar ajuda profissional. Se você ainda não fez isso, recomendo fortemente que faça isso o quanto antes.
Sobre dosar a vida profissional e particular no smartphone, isso vai depender muito dos seus hábitos e capacidade de gestão pessoal. Ao longo dos anos eu já tentei de tudo: dois celulares, celular + tablet, só um celular, nenhum celular e no final das contas o que me ajudou foi treinar minha disciplina.
Para te auxiliar no começo, existem apps como o Google Health e o AntiSocial que ajudam a criar regras de utilização dos apps e controlar as notificações.
Estabeleça suas prioridades, crie regras para o seu dia e faça o possível para não deixar a ansiedade tomar conta. Assumir o controle sobre isso é um exercício diário e algumas vezes é bastante difícil, mas com disciplina é possível conseguir.
Achei boa sua colocação.
Optei por continuar com os dois celulares separados mas manter o celular de trabalho em um suporte continuamente carregando pela USB e não levá-lo comigo em passeios de família ou quando quero parar.
Não posso me cobrar estar disponível o tempo todo e percebi que tudo pode esperar , basta que nos dias de folga e fora do horário comercial faça algumas poucas checagens responda rápido e coloque o celular no suporte .
Desativei todas as notificações desnecessárias e silenciei com a função não perturbe fora do horário comercial.
Retirei a tela do Discovery e o aplicativo Google notícias , pois percebi que acabava checando muito as notícias e estava me deixando irritado e ansioso com o que lia.
Comecei o hábito de nunca responder o WhatsApp na mesma hora que leio pois a resposta pode ser impulsiva e inapropriada e me preocupar com isso era ruim. Como agora estabeleci que respondo ao WhatsApp 15 minutos após ter lido ,a resposta sai sempre razoável, sem que precise medir as palavras.
Também só respondo e-mail alguns minutos após ter lido pelo mesmo motivo. É bobagem se preocupar em responder de imediato e ficar na dúvida se o tom da resposta é adequado.
Também passei a não usar muito o meu celular pessoal pois retirei todos os aplicativos que causavam distração. Como ambos os celulares tem email e aplicativos similares posso fazer alguma consulta no celular pessoal para fins pessoais como baixar e ler um arquivo do Google drive ou ler algum livro do Kindle e tudo fica sincronizado.
Tinha comprado um carregador USB com 6 saídas e agora coloco todos os meus aparelhos para recarregar longe de mim em outro cômodo.
Comecei a usar o filtro antispam de chamadas e a bloquear números de spam para telefone e SMS.
Não consegui ainda cancelar a caixa postal mas vou colocar uma mensagem dizendo que ela está desativada e bloquear chamadas da caixa postal que avisam que tem mensagem.
Passei a fazer listas do que fazer no dia seguinte usando o Evernote e criando checklist com antecedência. Isto deixa tudo programado e tira a ideia do que devo fazer da minha cabeça pois está tudo escrito.
Também estou jogando coisas velhas fora e organizando as coisas em locais específicos.
Fiz uma faxina no Google drive e exclui permanentemente muitos arquivos e pastas.
Como tenho o hábito de escanear papéis e salvar a cópia passei a ter uma rotina de jogar fora este material para não acumular papel. Coisas como o manual de aparelhos eu encontro na internet salvo no Google drive e Evernote e depois jogo fora o original.
Antes e após o trabalho limpo a mesa jogando papéis velhos fora ou guardando em local adequado. A mesa mais limpa reduz o estresse.
Me sinto menos estressado agora.
Vou seguir fazendo ajustes e tentando ter o menor contato possível com o celular.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.