Olá pinguins, espero que estejam todos bens!!
Recentemente, comecei a conquistar o tão sonhado PC Gamer. Meu objetivo, é mirar em algo que possa me garantir longevidade, por isso, peguei um amd Ryzen 5 - 8600G e uma placa mãe da Asus, B650M-A Wifi II.
Todos os componentes chegaram e já comecei a montagem da máquina. Peguei o meu pendrive e instalei a versão mais recente do fedora . Porém, após finalizada a instalação e atualização do sistema, fui acompanhar os valores de temperatura, velocidade do cooler, entre outras coisas do sistema. Para isso, eu uso a extensão Vitals, logo de cara notei que faltava algumas informações como a velocidade do cooler. Sem estresse, tratei logo de atualizar a BIOS para a versão mais recente.
Atualmente, o sistema está como mostrado abaixo (incluindo a versão mais recente da bios)
System Details Report
Report details
- Date generated: 2025-04-05 00:27:47
Hardware Information:
- Hardware Model: ASUS PRIME B650M-A WIFI II
- Memory: 32.0 GiB
- Processor: AMD Ryzen™ 5 8600G w/ Radeon™ 760M Graphics × 12
- Graphics: AMD Radeon™ Graphics
- Disk Capacity: 2.0 TB
Software Information:
- Firmware Version: 3222
- OS Name: Fedora Linux 41 (Workstation Edition)
- OS Build: (null)
- OS Type: 64-bit
- GNOME Version: 47
- Windowing System: Wayland
- Kernel Version: Linux 6.13.9-200.fc41.x86_64
Na dúvida, achei que a minha placa mãe, por mais que já tivesse sido lançada a um bom tempo, ainda não tinha um bom suporte no kernel do linux. Mas pesquisando, encontrei essa postagem sobre as adições ao kernel do linux, citando justamente o meu modelo de placa mãe. Desta forma, é esperado que o suporte já exista, ao menos desde a versão 6.3 (e estou na 6.13).
Suspeitando que fosse algo do fedora, usei o meu pendrive para rodar o Manjaro em modo live (neste caso, o kernel estava na versão 6.12), mas mesmo assim, os mesmos sensores foram lidos.
Por fim, estou aqui relatando essa trajetória para vocês. Não é algo que impacta negativamente o meu uso do computador. Porém, gostaria de ter esses valores para acompanhar. Minhas experiências até então tinham sido em notebooks, onde tudo simplesmente funcionava a aparecia. Minha dúvida é, será que estou perdendo algum detalhe? Tem algum outro lugar onde eu possa estar consultando os hardwares suportados, e se constatando que minha placa mãe ainda não tem suporte total, vou me sentir super empolgado em usar isso para começar meus estudos de módulos para o kernel!!