Estou usando Pop!_OS no meu computador pessoal, e desde então, tenho encontrado um problema bem irritante que está me fazendo reconsiderar o uso do linux no meu computador.
Se eu ficar por uns 30 segundos sem reproduzir nada, e tentar reproduzir qualquer qualquer som (em qualquer aplicativo, tipo chrome, spotify, vlc etc.), eu ouço um som grave, alto, que dá uma pontada nos meus ouvidos (tipo um “poof”). Isso também acontece quando eu ligo e desligo o computador. Tentei de tudo sobre o que tava no meu alcance, tem sido muito irritante e não consigo resolver. Isso costumava acontecer também com o Ubuntu, Zorin OS e linux Mint, quando usei essas outras distros.
Realmente quero resolver isso, uso o pop os no meu notebook (onde esse problema não acontece) e tem sido excelente, tenho tido uma experiência melhor do que eu teria no windows. Gostaria também de usar no meu pc sem dual boot com o windows, mas tenho econtrado esse problema. Podem me ajudar?
Utilize as dicas deste post que vou deixar linkado para fornecer informações sobre o seu hardware, dessa forma a comunidade pode dar dicas mais objetivas para te auxiliar neste problema.
Amigo, não sou bom com as máquinas de Turing e sistemas de Torvalds, mas acho que o seu problema pode está sendo vinculado ao hardware. Logo, você, já levou para um técnico averiguar a saída de som? Pois como testou vários sistemas e todos não arrumaram o “erro”, creio que não é o software e sim o hardware.
Opa! Eu não tentei fazer isso. Mas que me faz pensar contrário, que pode ser algum problema de driver ou algo do tipo, é que no windows isso não ocorre, coisa que não mencionei no post, perdão skdksksksks.
Uma pessoa do tópico colocou esse script em shell script que corrigiu meu problema:
fix_ubuntu_18_04_sound_pop_issue(){
__heredoc__="""
Script that fixes a popping sound due to a power saving feature
References:
https://superuser.com/questions/1493096/linux-ubuntu-speakers-popping-every-few-seconds
https://www.youtube.com/watch?v=Pdmy8dMWitg
"""
sudo echo "obtaining sudo"
# First, there are two system files that need modification
# Changing the values here should fix the issue in your current session.
cat /sys/module/snd_hda_intel/parameters/power_save
cat /sys/module/snd_hda_intel/parameters/power_save_controller
# Flip the 1 to a 0
sudo sh -c "echo 0 > /sys/module/snd_hda_intel/parameters/power_save"
# Flip the Y to a N
sudo sh -c "echo N > /sys/module/snd_hda_intel/parameters/power_save_controller"
# To make this change persistant we must modify a config file
if [ -f "/etc/default/tlp" ]; then
# Some systems (usually laptops) have this controlled via TLP
sudo sed -i 's/SOUND_POWER_SAVE_ON_BAT=1/SOUND_POWER_SAVE_ON_BAT=0/' /etc/default/tlp
# This line contained a typo, addressed on 2020-10-11 11:11 Bcn time
sudo sed -i 's/SOUND_POWER_SAVE_CONTROLLER=Y/SOUND_POWER_SAVE_CONTROLLER=N/' /etc/default/tlp
elif [ -f "/etc/modprobe.d/alsa-base.conf" ]; then
# Append this line to the end of the file
text="options snd-hda-intel power_save=0 power_save_controller=N"
fpath="/etc/modprobe.d/alsa-base.conf"
# Apppend the text only if it doesn't exist
found="$(grep -F "$text" "$fpath")"
if [ "$found" == "" ]; then
sudo sh -c "echo \"$text\" >> $fpath"
fi
cat "$fpath"
else
echo "Error!, unknown system audio configuration" 1>&2
exit 1
fi
}
fix_ubuntu_18_04_sound_pop_issue
Executei esse script, ouvi um último “poof” e desde então parou de fazer. Estou feliz por ter finalmente corrigido esse problema!! Agradeço pelo suporte.