Discretamente, o Google Chrome está transformando milhões de computadores numa infraestrutura de IA. Entenda o que isso significa, as reações de usuários mundo afora e como desinstalar ou evitar a instalação em seu computador.
Aqui a opção nas configurações estava como “IA no dispositivo”
Certo, onde eu posso (se tem como) eu retirar esses 4Gb “a mais” do sistema ?
(reiniciando o chrome ele apaga"?")
Acho que nunca usei Chrome no Linux. ![]()
Pelos meus testes mesmo seguindo os procedimentos acima, e do artigo esse modelo de AI volta a ser instalado mesmo a revelia do usuário, isso acontece no Windows 11 e provavelmente Linux e Mac também.
ainda bem que uso Firefox e Vivaldi.
Firefox, Zen, Brave e Vivaldi são excelentes opções ao Chrome. Em breve teremos Servo e LadyBird.
Tem o Orion também.
Olhei mas ele por hora só tem versão para Mac, vou acompanhar para quando sair uma versão para Linux ou Windows testar ele.
No Bazzite-dx tenho usado o Firefox e o Opera.
No Windows além desses tenho usado o Chrome.
Acho que vou testar o Vivaldi.
Tem versão beta para Linux. Estou rodando aqui. ![]()
Recentemente li uma notícia de que o Chrome estaria baixando silenciosamente um modelo local de IA chamado de Gemini Nano, ocupando cerca de 4 GB no disco, sem um aviso claro ao usuário.
Hoje resolvi verificar aqui no meu sistema e, para minha surpresa, encontrei os tais arquivos:
Particularmente, uso o Firefox como navegador principal, e ele me atende muito bem. De qualquer forma fica a dica e a informação, para quem ainda não tinha visto ou ouvido falar sobre isso…
Link da matéria sobre: Arquivo de IA do Google Chrome pode ocupar muita memória do computador | CNN Brasil
salve
eu tava aqui ficando louco querendo saber o porque tinha
derrepende ganhado 4G de arquivos
(sou meio psicopada com gestão de arquivos)
esta ai mais item por que abandonar o veio Chrome
acredito que o arquivo somente seria baixado se usa o google Chrome e o processador seja compativel com a IA,
aqui no processador i5 12400F ele nao tem a pasta da IA, tbm nao uso o Chrome