Buenas! Assim, instalei o Void Linux e foi tudo nos conformes mas simplesmente tá sem som. Revirei a internet atrás, e botei pulseaudio, alsa e pipewire e NADA. Olhei na documentação que dizia pra meter link simbólico daqui e de lá. Agora o que sobra de link simbólico no meu sistema, falta de áudio. Olhei outros tópicos aqui do fórum e nada funcionou. Uso o AwesomeWM nele, caso isso seja relevante. Tenho um i5 2320 com 10gb de RAM, DDR3 e uso gráfico integrado. Se puderem me ajudar, ganham um lugar no céu pela boa ação. Abraço.
Olá @wk0v4ck5, tudo bem contigo?
Saber quais são as configurações do seu computador pode ajudar a comunidade a ser mais objetiva nas sugestões, sugiro que use as dicas deste tópico para compartilhar os dados sobre o seu hardware.
Existe a chance de estar faltando a instalação de algum módulo ou pacote específico para sua placa de som, sabendo as informações sobre o hardware será mais fácil indicar alguns testes.
Pelo que vejo nas minhas anotações, eu instalei o pacote alsa-utils
, executei $ alsamixer
, e “unmutei” os canais que eu precisava:
E linkei, claro:
# ln -s /etc/sv/alsa /var/service/
Dessa vez (2020), não instalei pulseaudio
– pois já tinha tentado isso na instalação anterior (2019), e não resolveu.
Pelo que me consta, instalei libpulseaudio
e plasma-pa
.
Tenho som, mas não tenho “controle de volume” no Plasma – nem aquele widget na bandeja do sistema, nem no KDE System Settings. – Vale o que eu fizer no alxa-mixer
.
Para ajustes “menores” (específicos, localizados), uso os controles de volume do VLC, do Youtube, do Twitter etc.
Eu lembro que em alguma distribuição que eu instalei num passado remoto também rolou essa pegadinha de estar tudo no “mudo”.
No dia que usei o void (é, foi só 1) fiz o pulseaudio funcionar e não fui atrás do pipewire.
O que precisei fazer foi instalar o pulseaudio e colocar o serivço para iniciar no runit.
O void usa o runit e não o systemd. Os links simbólicos são o systemctl enable do systemd só que feito a mão no runit. Grosseiramente falando.
Se ainda precisar, instalei o Void Musl e segui a dica desse colega para instalar o Pipewire:
Só que tem mais 1 passo, colocar o pipewire para iniciar junto com a sessão.
O comando é esse:
ln -s /usr/share/applications/pipewire.desktop /etc/xdg/autostart/
Oi, cara. Desculpa a demora. Eu fiz isso que tu sugeriu e não funcionou. Botei o ALSA em tudo e até agora tá funcionando. Se der pau de novo eu volto pro Arch. Valeu pela ajuda, de coração. Abraço.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.