Sem som no Void Linux

Buenas! Assim, instalei o Void Linux e foi tudo nos conformes mas simplesmente tá sem som. Revirei a internet atrás, e botei pulseaudio, alsa e pipewire e NADA. Olhei na documentação que dizia pra meter link simbólico daqui e de lá. Agora o que sobra de link simbólico no meu sistema, falta de áudio. Olhei outros tópicos aqui do fórum e nada funcionou. Uso o AwesomeWM nele, caso isso seja relevante. Tenho um i5 2320 com 10gb de RAM, DDR3 e uso gráfico integrado. Se puderem me ajudar, ganham um lugar no céu pela boa ação. Abraço.

1 curtida

Olá @wk0v4ck5, tudo bem contigo?

Saber quais são as configurações do seu computador pode ajudar a comunidade a ser mais objetiva nas sugestões, sugiro que use as dicas deste tópico para compartilhar os dados sobre o seu hardware.

Existe a chance de estar faltando a instalação de algum módulo ou pacote específico para sua placa de som, sabendo as informações sobre o hardware será mais fácil indicar alguns testes.

:vulcan_salute:

Pelo que vejo nas minhas anotações, eu instalei o pacote alsa-utils, executei $ alsamixer, e “unmutei” os canais que eu precisava:

E linkei, claro:

# ln -s /etc/sv/alsa /var/service/

Dessa vez (2020), não instalei pulseaudio – pois já tinha tentado isso na instalação anterior (2019), e não resolveu.

Pelo que me consta, instalei libpulseaudio e plasma-pa.

Tenho som, mas não tenho “controle de volume” no Plasma – nem aquele widget na bandeja do sistema, nem no KDE System Settings. – Vale o que eu fizer no alxa-mixer.

Para ajustes “menores” (específicos, localizados), uso os controles de volume do VLC, do Youtube, do Twitter etc.

1 curtida

Eu lembro que em alguma distribuição que eu instalei num passado remoto também rolou essa pegadinha de estar tudo no “mudo”.

1 curtida

No dia que usei o void (é, foi só 1) fiz o pulseaudio funcionar e não fui atrás do pipewire.
O que precisei fazer foi instalar o pulseaudio e colocar o serivço para iniciar no runit.
O void usa o runit e não o systemd. Os links simbólicos são o systemctl enable do systemd só que feito a mão no runit. Grosseiramente falando.

Se ainda precisar, instalei o Void Musl e segui a dica desse colega para instalar o Pipewire:

Só que tem mais 1 passo, colocar o pipewire para iniciar junto com a sessão.
O comando é esse:

ln -s /usr/share/applications/pipewire.desktop /etc/xdg/autostart/

2 curtidas

Oi, cara. Desculpa a demora. Eu fiz isso que tu sugeriu e não funcionou. Botei o ALSA em tudo e até agora tá funcionando. Se der pau de novo eu volto pro Arch. Valeu pela ajuda, de coração. Abraço.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.