Segundo monitor com travamentos em alguns programas

Salve família…
Estou passando um perrengue, tenho um notebook Dell G15 com processador AMD R5600H com vídeo integrado Radeon e dedicado Nvidia (RTX 3050) e conectado a esse notebook está um monitor LG UltraWide de 29 polegadas.
Como sistema base estou usando o ZorinOS em dual boot com W11.
No W11 tudo flui normalmente, porém no Linux tenho tido um problema um tanto quanto curioso, ao utilizar o monitor LG como principal os programas ficam travando, no entanto quando eu estendo ou espelho a tela para o notebook o sistema flui normalmente, exceto em alguns programas, como o discord, por exemplo, ou mesmo o Zoom, em tese são softwares que não exigem poder de processamento ou gráfico.
Já atualizei todos os pacotes que me lembrei, drives, etc.
Esse problema era mais acentuado no Ubuntu 22.04.

Bom, por fim eu consegui resolver de alguma forma que não exatamente o que eu fiz… rsrsrs
Mas a configurações que fiz que no final aparentemente deixou tudo redondinho foi trazer o driver da Nvidia para um mais antigo (470) e habilitar o modo performance no Nvidia Server.
Me parece que essas configurações resolveram as lentidões e travamentos dos apps quando usados no monitor externo.

Lembrei de um vídeo do Adrenaline falando sobre mudanças gritantes de perfomance no notebook quando utilizando o monitor interno ou externo, acho que vale a pena tu dar uma olhada

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.