Segundo HD não visível no Zorin OS

Tenho um notebook em dual boot com o Windows 11 e o Zorin Os dividindo um SSD e um HD para arquivos que eu manuseava normalmente pelos dois sistemas. Acabei formatando a partição do Windows 11 e colocando o Windows 10, mas após isso o HD só está visível no Windows, não mais na distro linux. Quando abro o Discos do Gnome o HD aparece como uma única partição (na verdade ele está dividido em duas), mas não consigo ver ele dentro das pastas de arquivos e muitas das opções de alteração no Discos aparecem desabilitadas. Alguém sabe o que tá havendo e como posso resolver?

1 curtida

Olá. :slightly_smiling_face:

Vai que a partição no HD para o Zorin acabou sendo excluída… :person_shrugging:

Tira teima, olho no lance: ( :face_with_raised_eyebrow:)

Envie imagens do gerenciador de discos do Windows e do gerenciador de discos do Zorin referentes ao alocamento dos espaços do HD.

Isso quando você tenta ver através do Windows ou do Zorin?

Oi Votherou.

Segue as fotos ai para ajudar a resolver o mistério. hehe
As opções de alteração desabilitadas são no Zorin como da pra ver em uma das fotos. No Gerenciador de discos do Windows o HD é formado pelas partições E e F.

1 curtida

Resumindo:

Tenho um notebook em dual boot com o Windows 11 e o Zorin Os dividindo um SSD e um HD para arquivos que eu manuseava normalmente pelos dois sistemas. Acabei formatando a partição do Windows 11 e colocando o Windows 10,…

… mas após isso o HD só está visível no Windows, não mais na distro linux.

Quando abro o Discos do Gnome o HD aparece como uma única partição (na verdade ele está dividido em duas),

mas não consigo ver ele dentro das pastas de arquivos e muitas das opções de alteração no Discos aparecem desabilitadas.

Finalmentes:

Alguém sabe o que tá havendo…

Parece que o HD de 1TB está dividido não em duas partes, como você disse. Mas em 1 partição extendida subdividida em 5 unidades lógicas (segundo o Windows) ou 3 partes (segundo o Zorin).

Para pessoas do futuro que vierem consultar esse tópico por estarem enfrentando um problema parecido: Vejam esse vídeo caso queiram saber mais sobre partição de disco (e tabela de partição).

A disparidade dessa informação entre os Sistemas Operacionais, pode ter relação com: O disco em questão está formatado em partição extendida (com unidades lógicas) ao invés de formatado em partições primárias.
Particionamento esse, que foi criado pelo Windows 11, correto?
Talvez… Não sei. (!). :sweat_smile: :crazy_face:

Eu nem sabia que era possível… juntar(?) quatro unidades lógicas através de uma única Letra, pelo Windows.

Portanto, reforço: PODE ter relação.
[edit]
O que eu quis dizer aqui é: a invisibilidade das partições por parte do Zorin podem ter se dado após o Sistema Operacional através do qual a partição lógica foi criada (Windows) foi excluído, para um Sistema Operacional (também Windows) ser instalado em seu lugar. Daí o… direcionamento(?), o caminho(?)… para indicar o local da partição lógica se perdeu para o Zorin. Apesar de para o outro Windows esse direcionamento/caminho ter se mantido.
*Não me parece que essa seja a explicação. *
Não estou satisfeito com essa explicação. :sweat_smile:

• [/edit]*

… e como posso resolver?

Olhando daqui, o jeito mais seguro (não o mais “simples” ou mais “rápido”) que vejo de resolver isso seria:

1. Fazer um backup dos seus dados desse HD de 1TB em um outro disco de armazenamento que caiba toda a quantidade de arquivos que você tem aí (783,8 MB - segundo meus cálculos).
    Pode ser que você tenha duplicado alguns arquivos…? Essa seria uma boa notíca. Aí você não precisaria de um disco com armazenamento tão grande para backup.

2. Iniciar o notebook pelo Zorin (ou simplesmente “iniciar o Zorin do notebook”). E excluir todas as partições do disco (do HD) de 1TB. A tabela de partição desse disco já parece ser GPT. Então basta dividir o disco em duas partições primárias. Uma com o sistema de arquivos NTFS e outra com o sistema de arquivos de sua preferência compatível com Zorin (ext4, btrfs, …).

3. Iniciar o notebook pelo Windows e formatar a partição do HD de 1TB criada pelo Zorin. Uma formatação rápido mesmo. Depois disso, passar os arquivos do disco do backup referentes ao Windows para este lugar.

4. Iniciar o notebook pelo Zorin e passar os arquivos do disco do backup referentes ao Zorin para este lugar.

Após seguir essas sugestões… Ou alguma outra sugestão que postarem aqui para resolver essa sua situação (e também para elucidar o que pode ter acontecido para o Zorin ter parado de reconhecer aquela partição)… Pode ser que você queira dar uma olhada nesse material:

• Para montar particições na inicialização em distros Linux (coincidentemente nesse tutorial a distro usada paredce ser o Zorin - apesar do título dizer “Ubuntu”):

(1:17) Como montar partições (unidades do disco rígido) automaticamente na inicialização do Linux Ubuntu (Fetha Tutoriais)

1 curtida

E ai, Votherou.

Valeu pelo tempo e pela explicação detalhada. Essas partições pequenas do Windows que estão todas como disco F eram pequenos espaços vazios no HD que eu juntei ao disco F depois que deu o problema do Zorin não encontrar o HD. Eu queria evitar a formatação porque não tem um HD externo para salvar as coisas, mas vou desenrolar um para fazer isso. Agora sobre a solução que você propôs, se eu entendi bem é criar uma partição em NTFS para salvar os arquivos para trabalhar com o Windows e outra partição para trabalhar no Linux, mas nesse caso eu iria precisar duplicar todos os arquivos. É isso?

A príncipio eu queria um formato de particionamento que pudesse usar tanto no Linux quanto no Windows, como eu já vinha fazendo antes e estava em NTFS. Não é seguro manter assim?
Porque das duas grandes partições do HD uma estava com arquivos e outra eu usava pra virtualização.

1 curtida

A solução que propus (que eu “tive a intenção de propor” :sweat_smile: - acabei me expressando mal e não consegui propor nada :melting_face:) é mais no sentido de abandonar essa partição estendida com várias unidades lógicas e passar a trabalhar com partições primárias.
A tabela de participação usada no HD de 1TB já é GPT. Então você não encontrará limites pra quantidade de partições (supondo que esse seja o motivo para você estar usando uma partição estendida com unidades lógicas nesse disco).

Tá aí uma questão. :thinking:
Por que você está usando uma partição estendida com unidades lógicas nesse disco?

Ops :face_with_hand_over_mouth: Eu é que acabei encasquetando essa ideia. :eyes:
Supus erroneamente que é isso que você queria. Acho que por ter falado que o disco estava dividido em dois… Aí supus que a sua intenção fosse essa. :melting_face:
Vacilo meu. Peço desculpas. :expressionless:

Acho que dá pra fazer, sim.
Dá pra fazer. É só ficar atento ao modificar um arquivo a partir do Zorin. Verificar se as permissões do arquivo (e das pastas/diretórios) ficam liberadas para leitura e escrita de todas pessoas (pessoa usuária dona do arquivo, pessoas usuárias do grupo e demais pessoas)
Mais sobre isso aqui:
Entendendo permissões de arquivos Linux, guia avançado!

[Off]

Ah! Minha suposição não estava completamente errada. :innocent:
Você queria mesmo duas partições. Mas não pra finalidade que imaginei. :sweat_smile:
[/Off]

1 curtida

Sim, pode deixar que vou usar partições primárias depois da formatação, obrigado.

Respondendo a sua pergunta: “Por que você está usando uma partição estendida com unidades lógicas nesse disco?”

Por puro desconhecimento, eu tinha visto na internet uma orientação de usar partições primárias para o OS e partições lógicas para os arquivos, e acabei indo nessa. O vídeo do Dio que você passou deixou tudo bem mais claro.

Vou ler o conteúdo sobre permissões que você mandou, nesta última mensagem, para entender melhor como funciona.

Brigadão!

1 curtida