Secure CRT Terminal Default

Boa Noite

Estou utilizando o eve-ng uma ferramenta para emular equipamento de Redes. Porem gostaria de colocar o Secure CRT como terminal Default para abrir aplicação.
No proprio site há um tutorial solicitando inserir a seguinte linha ( echo ‘PATH=“$HOME/bin:$HOME/.local/bin:$PATH”’ >> ~/.profile). ja conseguir realizar no ubuntu porem no Arch linux
Não possui o arquivo .profile criei o mesmo mas sem sucesso. Gostaria de Saber se ha alguma forma de realizar isso.

Grato

Arch Linux
Gnome Version 43.4
Wayland

Tente fazer esse procedimento usando o arquivo ~/.bashrc em vez de ~/.profile.

Geralmente, em vez de seguir tutoriais de outras distros, procurare programas de terceiros no AUR. São scripts feitos por usuários experientes, que resolvem as diferenças entre distros o máximo possível.

Bom Dia eu ja tentei no arquivo ~/.bashrc e no ~/.bash_profile porem tambem sem sucesso.

Você mudou de shell (por exemplo, pro zsh ou fish) após a instalação?

Novamente, recomendaria utilizar o pacote do AUR. Seria uma questão de (baixando o .DEB do site):

git clone https://aur.archlinux.org/scrt.git
cd scrt
mv ~/Downloads/scrt-9.3.2-2978.ubuntu22-64.x86_64.deb .
makepkg -si

Se o programa permitisse redistribuição, nem seria necessário baixar o DEB e movê-lo.

Não Mudei o shell somente instalei o Secure CRT e gostaria que ele fosse o terminal defaul para aplicação em questão. Conseguir No ubuntu com este tutorial porem não consigo relpica-lo no Arch.

eu queria fazer a mesma coisa só que com o terminus

Tente seguir o conteúdo desse links

https://wiki.archlinux.org/title/Environment_variables#Per_Wayland_session

Resumidamente, crie um arquivo ~/.config/environment.d/path.conf com esse contéudo:

PATH="$HOME/bin:$HOME/.local/bin:$PATH"

Com o tutorial em mãos, dá pra ver que o buraco é um pouco mais embaixo e você precisa alterar a variável PATH para todo o ambiente gráfico. Achava que bastaria alterar somente no terminal.

Obrigado Vou tentar desta maneria e ver se funciona. Sem sucesso vou usar outro terminal Grato pela ajuda.

No Ubuntu já vem configurado o path para o ~/bin e ~/.local/bin

.bashrc

# set PATH so it includes user's private bin if it exists
if [ -d "$HOME/bin" ] ; then
    PATH="$HOME/bin:$PATH"
fi

# set PATH so it includes user's private bin if it exists
if [ -d "$HOME/.local/bin" ] ; then
    PATH="$HOME/.local/bin:$PATH"
fi

Como você instalou o Secure CRT no Arch Linux?

Se for pelo aur: AUR (en) - scrt

O executável vai estar no caminho /usr/bin/SecureCRT
https://aur.archlinux.org/cgit/aur.git/tree/PKGBUILD?h=scrt

OBS: Configurar a variável de ambiente é sempre bom, porém não quer dizer que o executável estará la se ele não foi instalado neste caminho, verifique qual o nome do comando que esta sendo executado pelo eve-ng, talvez seja necessário alterar o comando ou até mesmo o caminho completo dentro do eve-ng.
OBS2: No Ubuntu funciona, porque o pacote foi compilado para ser rodado nele, ja o do aur, pode não ter a mesma configuração, visto que é definido para onde os arquivos vão no pkgbuild criado pelo mantenedor do pacote.

PKGBUILD
https://aur.archlinux.org/cgit/aur.git/tree/PKGBUILD?h=scrt

OBS3: Sem falar que no Arch pode faltar alguma dependência para executar tanto o SecureCRT ou o eve-ng, visto que é instalado com os pacotes necessários, os opcionais depende de instalação expressa.

OBS4: rode o comando securecrt no terminal para testar, se funcionar, o problema é na configuração do eve-ng. Arch é assim, você tem que ir eliminando os processos para descobrir onde tem que fazer a intervenção.

Bom Dia Pio Obrigado pelo esclarecimeto sou novo no Arch.

Vou contextualizar eu instalei o SecureCRT Da seguinte forma baixei o Pacote .deb e converti com debtap.

Obs: O SecureCRT Abri Normal.

Estou utilizando a aplicação de Redes Eve-NG Conforme a imagem abaixo o mesmo possui este (GitHub - SmartFinn/eve-ng-integration: integrates EVE-NG (aka UNetLab) with Linux desktop) Linux Client integration pack para interação com a mesma.
Efetuei a instalação da Linux Client integration pack conforme o link acima e consigo abrir os equipamentos com roxterm conforme o link da imagem.

Porem Gostaria que na hora de abrir o equipamento em vez de abrir o roxterm abrisse o SecureCRT.

Encontrei algo refente a isso no github (Making SecureCRT the default · Issue #19 · SmartFinn/eve-ng-integration · GitHub) então tentei aplicar aqui no meu Arch.

1.Criei o arquivo SecureCRTx dentro do diretorio ~/.local/bin/SecureCRTx com o seguinte conteudo:

#!/bin/sh
SecureCRT /T /TELNET “$@”

2.Apliquei permissão para o mesmo com:

chmod +x ~/.local/bin/SecureCRTx

3.Crie o arquivo ~/.profile e adcionei o PATH:

PATH=“$HOME/bin:$HOME/.local/bin:$PATH”

Depois fui em usr/bin/eve-ng-integration e adcionei as seguintes linhas conforme a imagem.

Porem quando faço esta alterações clico no equipamento e não abrir nenhum terminal nem o roxterm e nem o SecureCRT.

Sendo assim fiz um teste de adcionar o PATH em ~/.bash_profile e ~/.bashrc porem o cenario continuou o mesmo.

Gostaria de saber se na hora que abrisse o equipamento abrisse o SecureCRT e não Roxterm não sei se há esta possibilidade.

Aqui pode ter um problema, visto que não é simplesmente converter o pacote que irá funcionar em outra distro. No Linux tem uma “recomendação” de diretórios e quais arquivos vão em cada um deles, porém cada projeto determina como vai customizar, quais scripts colocar para facilitar e por ai vai. Por isso é recomendado utilizar pacotes dos repositórios oficias e no caso do Arch acrescenta o AUR (são usuários experientes que utilizam o sistema, e já fizeram os debugs para verificar se tais configurações funcionam).
Sem contar que o Arch é instalado por padrão como um sistema enxuto com poucos pacotes, diferente do Ubuntu/Fedora e afins que tem 1000+, 2000+ pacotes. No Arch instala com uns 500-600, ou seja, as dependencias mais comuns não são instaladas, só é instalado o necessário para o sistema funcionar. Instalando por métodos diferentes dos tradicionais (pacman ou aur helper), as dependências ficarão por sua conta saber quais são e instalá-las.

Eu não sei como este app funciona, se ele roda com permissão de root, porém quando vai definir um comando em um aplicativo, para evitar dor de cabeça, melhor colocar o caminho absoluto (caminho completo), porque como você mesmo configurou, está em uma variável local ao seu usuário, se o root executar não vai encontrar este comando.

Variável para todos os usuários
/bin
/sbin

~/.local/bin = serve apenas para quem tem configurado este caminho

Eu no seu lugar seguiria estes passos:

1. Verifica se o comando securecrt funciona no terminal
  2. Verifica se o path foi adicionado a variável de ambiente, pelo comando: printenv

OFF: Eu não costumo configurar o PATH, e nos sistemas Arch que tenho aqui, vejo eles utilizando as seguintes configurações de acordo com qual arquivo esta sendo utilizado:
.bashrc ou .zshrc: PATH="$HOME/.local/bin:$PATH"
.zprofile (para zsh): export PATH=“$PATH:$HOME/.local/bin”

Não costuma ter .profile, apenas .bash_profile com a seguinte linha:
[[ -f ~/.bashrc ]] && . ~/.bashrc

No Garuda tem .profile:
Sempre utilizando “export”

PS: Lembrando que o .profile do Ubuntu tem a seguinte informação:

# ~/.profile: executed by the command interpreter for login shells.
# This file is not read by bash(1), if ~/.bash_profile or ~/.bash_login
# exists.

PS: Pode ser desta forma no Arch ou não. Na dúvida, eu seguiria este padrão.

Quando eu rodo o comando SecureCRT direto no terminal ele abre normalmente, porem quando clico no device conforme a imagem nada acontece , eu tambem inserir o aquivo dentro de /bin e /sbin so não entendo como o roxterm funciona normalmente e o SecureCRT não.

Tambem descobrir pela documentação do Arch que quando o ~/.bash_profile e o ~/.bash_login existe o ~.profile não sera lido. Porem ja tentei as alternativas acima é não sei e o que mas posso tentar visto que não sou usuário avançado em linux.

Que pipino em cara, desista-la isso ai e tenta conforme os pacotes do repositórios do Arch como os meninos já disseram. O que vc acha de tentar?

1 curtida

obrigado!!!

Obrigado pelas respostas e por me terem ajudado durante os meus anos de faculdade com este sítio