Sou usuário de desktop linux e sempre usei o Secure Boot. Qual a opinião de vocês? É necessário apenas para usuários corporativos?
Desnecessário beirando ao inútil.
Teoricamente pode te proteger de um ataque com algum rootkit que atinja o boot, mas realisticamente falando acho isso pouco provável em computadores caseiros. Talvez com essas doideiras agora de IA descobrindo brecha de segurança a parada tome rumos diferentes. Eu deixo ligado mas pra mim na verdade não faz diferença, se me encher o saco eu simplesmente desativo.
Cara é uma camada de proteção a mais, mas considerando que é fina e que já existem vírus e hacker que aprenderam a burla-lo é praticamente inútil, mas quem quiser ter uma proteção a mais, não custa nada habilitar…
Eu deixo habilitado.Essa parte do lado esquerdo ainda não consegui resolver, mas pelo que pesquisei, meu hardware não tem suporte.
@Auder Qual é a sua distro? Às vezes é porque está faltando instalar algum pacote.
Debian…instalei normal, inclusive repositórios non-free.
Aqui não uso mais.
Eu já tive esse problema antes no openSUSE, e inclusive agora mesmo estava desse jeito (havia reinstalado o sistema dias atrás e ainda não tinha parado pra “arrumar” isso):
Após reinstalar o pacote tpm2.0-tools resolveu:
Acredito que no Debian o nome do pacote seja tpm2-tools, então só rodar um sudo apt install tpm2-tools e ver se resolve.
Como pode ver, as verificações básicas passaram. No meu caso ainda está reclamando que não foi possível verificar o Linux kernel, mas acho que aí já não tem muito o que fazer, estou usando o kernel-longterm do repositório oficial no openSUSE Tumbleweed/Slowroll. O kernel-default também acontece a mesma coisa. Então simplesmente ignoro isso; a chance de ter algo malicioso no kernel fornecido pela própria distro é ridícula.
@Thiago12 @Auder
Para saber as informações com mais detalhes:
sudo fwupdmgr security
Caso não tiver instalado o pacote é fwupd ou algo assim.
Exemplo da minha saída:
WARNING: UEFI capsule updates not available or enabled in firmware setup
See https://github.com/fwupd/fwupd/wiki/PluginFlag:capsules-unsupported for more information.
Host Security ID: HSI:0! (v2.0.8)
HSI-1
✔ Fused platform: Locked
✔ Supported CPU: Valid
✔ TPM empty PCRs: Valid
✔ TPM v2.0: Found
✔ UEFI bootservice variables: Locked
✔ UEFI platform key: Valid
✘ BIOS firmware updates: Disabled
HSI-2
✔ IOMMU: Enabled
✔ Platform debugging: Locked
✔ TPM PCR0 reconstruction: Valid
✘ SPI write protection: Disabled
HSI-3
✔ CET Platform: Supported
✘ SPI replay protection: Not supported
✘ Pre-boot DMA protection: Disabled
✘ Suspend-to-idle: Disabled
✘ Suspend-to-ram: Enabled
HSI-4
✔ SMAP: Enabled
✘ Processor rollback protection: Disabled
✘ Encrypted RAM: Not supported
Runtime Suffix -!
✔ fwupd plugins: Untainted
✔ Linux swap: Disabled
✔ Linux kernel: Untainted
✔ UEFI db: Valid
✘ CET OS Support: Not supported
✘ Linux kernel lockdown: Disabled
✘ UEFI secure boot: Disabled
This system has a low HSI security level.
» https://fwupd.github.io/hsi.html#low-security-level
This system has HSI runtime issues.
» https://fwupd.github.io/hsi.html#hsi-runtime-suffix
Upload these anonymous results to the Linux Vendor Firmware Service to help other users? [y|N]: n
Valeu, vou verificar .![]()
Beleza, vou ver ![]()