Secure Boot e Dual Boot

Boa tarde pessoal,

eu montei um PC e fiz dual boot entre o mint e o windows 11. Com a atualização do mint vem um pedido de configurar o secure boot, escolhendo uma senha. Minhas perguntas são: esse secure boot é como se encriptografasse meu disco? será necessário digitar a senha ao ligar? vai afetar o dual boot?

1 curtida

Não, secure boot é uma implementação de segurança no nível de UEFI que verifica se a assinatura dos arquivos necessários para continuar a inicialização do sistema operacional bate com alguma fonte confiável e que não foi alterada indevidamente.

Isso é, o secure boot checa se os arquivos de boot foram alterados e por quem (desde que seja uma fonte confiável, não haverá problema). Isso não tem nada a ver com a criptografia de disco ou partição.

Pode-se usar tanto o secure boot com partição ou disco encriptado, como secure boot sem criptografia, assim como qualquer combinação entre eles (ligado ou desligado).

3 curtidas

Resposta curta: em algum momento vai te dar dor de cabeça.

Como você irá fazer esse Dual Boot? Em um único disco?
Se sim, recomendo primeiro verificar se sua(s) partição(ões) visíveis ao Windows está(ão) encriptado(as).
Para descobrir, basta abrir um terminal com privilégios de administrador : Win+x → Terminal (Admin) ou Powershell (Admin), apos digite manage-bde -status
Se a saída for como na imagem a seguir, seu sistema esta com a criptografia desabilitada.

Caso contrário, a criptografia está habilitada.

Minha recomendação, caso sua instalação seja em um único disco, seria desabilitar a criptografia, e o Secure Boot. Após isso, alocar um espaço livre no gerenciador de discos do próprio Windows.
E somente após prosseguir com a instalação do Linux Mint.

1 curtida