Se sua distro favorita acabar, o que você fará?

Minha distro favorita é o Arch, se ele acabar acho que iria para o Debian.

2 curtidas

Olá, @swatquest!

A minha favorita é o BigLinux, se ela acabasse eu migraria para o Manjaro ou CachyOS.

Abraço!

1 curtida

A minha favorita é o Arch, se acabasse eu iria pro Fedora mas sob protesto.

1 curtida

Eu já tive várias “distro principal” (preferida), mas sempre tive pelo menos uma “segunda opção”.

De 2009 a 2016, minha distro principal era Kubuntu, mas eu sempre tinha Mint ou Debian em paralelo (dualboot).

Quando deletei o Windows, passei a ter Debian, Mint e KDE Neon como alternativas ao Kubuntu.

Mas achei perigoso – afinal, tanto o KDE Neon quanto o Mint dependiam do Kubuntu. – Não eram alternativas muito seguras… e eu ainda não me sentia muito à vontade com o Debian.

Aí, comecei a experimentar distros bem diferentes – de outros “ramos” da “árvore Linux”: – openSUSE, Mageia, Manjaro (depois Arch) – até chegar às 10 que tenho hoje:

Já faz alguns anos que prefiro o Arch – mas de vez em quando passo 1 semana usando alguma das outras, pra ver se estão 100% funcionais e se me atendem 100% numa emergência.

No momento, openSUSE, Debian (testing), Fedora, Mageia, Void, MX Linux e PCLinuxOS me atendem muito bem. – Se precisar, reinicio o computador e continuo com qualquer uma dessas 7 distros.

Ano passado, voltei a instalar Mint (com KDE) e Kubuntu – e me parece que também posso usá-las muito bem.

Nenhuma delas é minha “preferida” – e sempre falta instalar algum aplicativo, ou fazer algum ajuste – afinal, fico 99% do meu tempo no Arch, e é dele que “cuido” o tempo todo.

Andei fazendo umas experiências com o PCLinuxOS. – Acho que vou ficar com o nº 6 (marcado como “1”), que está instalado há 5 anos, e continua 100% funcional. – Como nunca consegui instalar nele o Google Earth e o Foliate, acabei apelando para os Flatpak.

As outras 2 instalações, vou deletar, pra voltar a ter 2 partições disponíveis.

5 curtidas

A distro sendo rápida, simples e enxuta qualquer uma alegra. Atualmente tenho mais afinidade com o Debian mas se acabasse hoje… eu iria de Void, Arch ou Alpine.

Única distro que fui fanático, foi com o Slackware, mas foi entre anos 2004 e 2010. Eu era jovem e nessa época era ferrenha a guerra entre Linux vs Windows. Adorava participar dos grupos do Orkut onde a galera se digladiava pela madrugada a fora…. Eu quase cheguei a fazer uma tatoo! pensa se tivesse feito! :sweat_smile: :rofl:

6 curtidas

Uso o Arch e já usei várias outras rolling release.
Se o Arch acabasse iria pra qualquer outra rolling release também.

Talvez o Solus OS que já usei e gostei bastante!

2 curtidas

Ma distro préféré c’est le LMDE et, par conséquence, si elle finisse, je la changerais pour Debian naturellement :wink:

1 curtida

a principal uso o mint, mas testo outras distros tbm em VM

1 curtida

Minha distro favorita é o Void, se ela acabasse, eu iria para o Artix…

4 curtidas

Atualmente estou com o Archcraft, mas se acabasse o Arch e base Arch, opção é o que não falta…

• Fedora
  • Ubuntu
  • NixOS
  • openSUSE
  • Debian SID

Só não usaria distros com pacotes antigos como Debian clássico, Slackware… E o Gentoo pela sua filosofia.

2 curtidas

vou pra outra qualquer.

2 curtidas

Depois de todos esses anos usando Linux e apesar de eu ter minhas distros preferidas (Base Ubuntu e Fedora) se uma delas acabar não me afetará em nada pois meu workflow pode ser replicado basicamente em qualquer distro já que uso amplamente apps em flatpaks. Na real, nos próximos anos pretendo migrar de vez para alguma distro imutável.

1 curtida

Não me preocupo com isso. Mas se acabar, o que acho difícil, escolho outra. Existem várias que me agradam. :wink:

1 curtida

O Slackware Current é como se fosse uma rolling release, está sempre bem atualizada. Além de ser bem estável. :wink:

3 curtidas

Se o mundo pegar fogo, o debian continuará rodando nas cinzas…

1 curtida

Se o Arch acabasse, eu migraria para o Alpine, Void ou Devuan/Debian (nos repositórios do Testing). Aliás, eu estive testando o Alpine. Eu gostei de como ela é bem pequena. E também estive testando o Void, mas não fui muito a fundo.

2 curtidas

Atualmente, utilizo o Linux Mint 22.1 Xia e tudo roda perfeito. Todavia, levando em consideração meu uso do notebook, caso minha distro acabe, acredito que eu migraria para o GhostBSD. Vale ressaltar que já utilizo o GhostBSD em dual boot no meu notebook e tudo roda perfeito tb.

2 curtidas

Escolha difícil! Minha preferida é o Debian, se ele acabasse o Ubuntu e derivados acabariam junto?

Se sim, então talvez eu fosse para o Fedora, reclamando a cada 6 meses de ter que atualizar todo o sistema hehe. Se não, aí acho que iria pro Ubuntu LTS mesmo. Ou tem aquele risco de voltar pros distrohoppers anônimos kkkkk

Época boa em cara, já arranjei muita treta nessas discussões de Orkut kkkkkk. Puts, foi a melhor rede social disparada, aquele esquema de fórum é imbatível. Saudades.

Nessa época meus vícios eram Tibia, Linux e hardware kkkkk

2 curtidas