Se o Windows ficasse gratuito?

Você consegue reduzir um pouco da telemetria pelo group policy, até mesmo, teoricamente, desativar.
Nível mais baixo →
image

“Zerar” →

5 curtidas

Sem provas seu comentario se torna um “bullshit”, alias vai confiar na palavra de um especialista que trabalha a anos na Google como engenheiro de segurança(David Tomaschik) ou um ze ruela que paga de programador ou pentester pra fazer uma “auditoria”?

a empresa que fez a auditoria e a mesma que faz para bancos e diversos outros tipos de negócios… a questão e que soltar esses mitos na internet da clicks e relevância…simples… mas cada um acredita no que quer afinal se tem ate gente que acredita em terra plana o resto e fichinha

6 curtidas

Para quem acha que Windows 10 não viola a privacidade, veja só a ação judicial do Ministério Público Federal contra a Microsoft, pleiteando adequação do software. O número do processo é 5009507-78.2018.4.03.6100. Para consultar a tramitação, acesse https://pje1g.trf3.jus.br/pje/ConsultaPublica/listView.seam

Fonte: http://www.mpf.mp.br/sp/sala-de-imprensa/noticias-sp/mpf-processa-microsoft-para-que-windows-10-deixe-de-coletar-dados-pessoais-sem-autorizacao-dos-usuarios

PS: se não me engano, houve um termo de ajustamento de conduta e a Microsoft alterou algumas coisas no Windows 10, pelo menos no Brasil, em decorrência. E a União foi condenada por falha na fiscalização.

5 curtidas

Queria saber alguns exemplos de punição sobre usuários do YouTube que ensina como ativar o Windows com chaves piratas ou com softwares duvidosos. Há vídeos que chegam a mais de 2 ~ 4 milhões de visualizações, e com certeza a Microsoft fica atenta com essas repercussões.

1 curtida

A maior parte do sistema Windows já é muito bem conhecida e por isso é possível qualquer um fazer rodar aplicativos do Windows no Linux!
Na verdade, existe mais de um projeto que roda subssistemas do Windows no Linux fora o Wine…
O que acontece é que há certos programas que a Microsoft embute no windows que são proprietários e não são facilmente replicaveis bem no Linux, que nem o jogo de Solitária do Windows, um dos mais importantes softwares da empresa, pelo menos para os mais velhos…

Photoshop, Autocad, Visual Studio, macros VBA com suite Office?

1 curtida

Provavelmente, se vc configurar bem configuradinho e conseguir se virar e hackear um pouco… Apesar que há uma longa lista de softwares que rodam no wine… Há uma lista com mais de 28 mil softwares do windows que rodam no wine…

Na verdade, há muitos emuladores do Windows, qq um consegue fazer. O CrossOver Linux é um produto pago que empacota o wine de forma a garantir que Photoshop e outros softwares que vc citou rodem sem problemas no Linux…
Se vc tem grana para comprar Photoshop, pode também pagar uma licensa pro CodeWeavers… Não espere um programa pirateado rodar bem no Linux…

Tem o PlayOnLinux que também eh um subsistema do Windows para certos jogos enfim, todo mundo sabe fazer funcionar aplicativos do windows pois todos sabem replicar o funcionamento do windows…

Fonte: Visual Studio 2019 | Compatibility Database | CodeWeavers

  • Sobre o VBA: nunca vai rodar no Linux, pois o mesmo depende de dependências do Windows em si, especialmente sobre os forms, os quais usam tecnologia legada, como expliquei no seguinte artigo → É viável programar em C# no Linux em 2021?

Fonte 2: Compatibility | CrossOver Mac and Linux | CodeWeavers

Não me leve a mal, mas tem coisa que nem as gambiarras mais fortes que o pessoal da CodeWeavers, infelizmente, não consegue fazer. A melhor alternativa é procurar softwares nativos que possam suprir a sua necessidade como usuário. Exemplo, o que Photogimp tenta fazer, ou o Rider como uma alternativa para desenvolvimento Web, ConsoleApps, testes Unit tests e desenvolvimento Unity com, .Net (Core) e Mono. Mas existem situações que somente um dualboot ou uma VM vai resolver.

3 curtidas

Se precisar uma emulação forte do Windows , é no QEMU no Linux com Windows Pago e Ativado…

Vc citou somente o Visual Studio 2019, mas a versão 2012 roda bem. MS Office tem várias versões suportadas, AutoCad algumas versões suportadas e por ai vai… Vc não pode dizer que só por causa de dois softwares do Windows que vc gosta não rodarem na última versão no Linux que td seja um caso perdido e vamos instalar Windows!

Essa história se o windows fosse grátis… não é só isso, o pessoal quer que tudo seja grátis! até os softwares que não podem ser grátis. O Photoshop eh grátis com o Gimp, mas o povo quer a marca, a última versão do Photoshop no metadado…

Eu tava rodando StarCraft I e II sem problemas no wine, mas o meu prefixo do wine estava ocupando mto espaço no pequeno SSD e tive que tirar mas estavam ótimos! Pena que usar o cartão da NVDIA eh muito complicado no Linux mas enfim nem tudo eh perfeito.

A falta de compatibilidade dos outros softwares eh devido a essas empresas que desenvolvem esses seus softwares também serem as mesmas que colocam algemas em você e não oferecem compatibilidade pro Linux.

Mas enfim nada que um virtual box não resolva o seu caso para esses softwares…

Cara, fora o ProtonDB que está no hype a maioria desses DBs não refletem a realidade por n motivos

1 curtida

A versão 2012 apenas suporta C# 6, ou falando de Framework, o .Net 4.6, o qual perderá o suporte já este ano. A versão mais adotado do .Net Framework (sem contar a unificação com o Net Core), são a 4.7 e 4.8, tanto que são embedadas no Windows.

Como eu mesmo mostrei, e o site da própria CodeWeavers aponta, somente as versões 2000, 2002 e LT 98 rodam minimamente bem.

Sim, eu concordo, mas eu estou me referindo a macro VBA, não a suite office em si. Se a ideia é usar uma suite office como usuário básico, OnlyOffice, FreeOffice, LibreOffice, WPS Office, OpenOffice, Office Online, tudo roda no Linux (exceto o office online, auto explicativo).

Em momento algum disse isso em nem uma de minhas repostas no tópico, apenas contra argumentei que não é possível qualquer pessoa instalar qualquer softwares do Windows no Linux :slight_smile:

Ué, mas foi o que eu disse, softwares muito específicos podem rodar em virtualização ou dual boot

1 curtida

Só acho uma falta de vergonha vir falar para instalar o windows aqui bem na comunidade de linux… kkk
Eh claro que versões muito recentes de programasdo windows não vão rodar bem no linux mas daqui a algum tempo, alguém esperto vai conseguir contribuir e ajudar a fazer rodar o Visual Studio Ultima Edição enfim

Mas esse forum e o “Viva o Linux”? ou aquele logotipo la em cima ta errado então…

1 curtida

Não, não me falta vergonha, pois usuários do fórum também usam Windows e, até onde me recordo, o fórum não é exclusivo para Linux, tanto que tem categoria MacOS e Windows. Certo, Sr @eddiecsilva e @thespation

Não duvido, tanto que o MonoDeveloper foi hype anos atrás, mas não cabe apenas a mim ou de N outros usuários que dependem de uma ferramenta, como o Visual Studio ou que seja, para trabalhar. Eu mesmo uso o Rider para desenvolvimento de WebAPI pois o VS não me agrada, e o mesmo tem suporte para Linux, porém EU João Gabriel Vasconcellos Melão, preciso de certas maracutaias que somente a versão do Windows oferece, que é o desenvolvimento usando WinForms e WPF.
E de novo, eu não estou colocando uma arma na cabeça de ninguém mandando usar Windows por causa de um programa X que não tenha para Linux ou não rode via Wine :man_shrugging:

Ah e antes que venha perder a linha e me chamar de fanboy de Windows, entre no meu perfil e veja que eu sou um dos usuários que mais contribui para ajudar a galera que tá começando com Linux ou tem algum problema. Não é porque estou sem usar o Manjaro ou o openSUSE mais (devido a problemas com o Entity Framework Core) que eu sou contra Linux e “Viva ao Windows, é a solução para tudo”.

2 curtidas

Saca só:

Tem coisa lá com a tag garbage, mas atualmente o Wine roda sem os “tricks” da vida o unico efeito colateral é que ele auto crackeia

2 curtidas

Sim, tô ligado, mas como estava usando o CrossOver como exemplo, preferi usar a base de dados deles e não a do WineHq. Por exemplo, o Resident Evil 6 está como Gold no WineHq, porém no ProtonDb, como você mesmo disse “devido ao hype”, era apontado como Platinum (apesar de fazer um tweak com o ProtonTricks ou remover os vídeos que são executados com o WMP11)

2 curtidas

Putzzz, vc tem Razão!
Eu , formiguinha pedrinha, que estou no fórum errado!
Pensei que eu estava naquela parte do Linux aqui no Dio…
kkk Ahhh mas de boa relaxem eu nem sou dev, vcs que sabem hehe

Entendi, desculpa a confusão

1 curtida

Qual é o ponto em ressuscitar esse tópico com um off-topic?
Vamos lá pessoal, se quiserem um tópico para discutir compatibilidade, podemos mover as conversas relevantes para eles.

:vulcan_salute:

3 curtidas