Se o FBI manda, você obedece: ative autenticação de dois fatores no pinguim!

O FBI emitiu um alerta, recomendando a ativação imediata da autenticação de dois fatores (2FA) no Windows e Linux e, com isso, se proteger do aumento de ataques cibernéticos que exploram falhas de segurança e roubo de credenciais.

A agência detectou um padrão crescente de ataques utilizando diversas técnicas para invadir redes e dispositivos, como o uso de scanners de portas e ataques de força bruta. Uma vez dentro, o meliante emprega ferramentas específicas para acessar o computador, como backdoors e web shells, dificultando a detecção e remoção.

A principal recomendação do FBI para combater esses ataques é a implementação da 2FA, a autenticação de dois fatores. Ela adiciona uma camada extra de segurança ao exigir uma segunda forma de verificação, além da senha. Mesmo que o invasor consiga a senha, precisará do segundo fator para acessar sua conta.

Também aplique outras práticas de segurança cibernética, como manter seu pinguim atualizado, não usar repositórios de terceiros, não instalar binários achados “por aí” e não rodar qualquer script milagroso, que prometa converter chumbo em ouro…

Evite senhas óbvias e a reutilização das mesmas senhas em diferentes serviços. Proteja seus dados contra perda em caso de um ataque de ransomware ou falha do sistema. Atente-se a qualquer comportamento incomum que possa indicar uma intrusão.

Se você é usuário de Windows ou Linux, ou se sua empresa os utiliza, ativar o 2FA é um passo fundamental e urgente para proteger-se contra as ameaças cibernéticas. Além disso, já ativou o 2FA em suas contas mais importantes?

2 curtidas