Perguntinha de humor para fazer o seu dia mais feliz 
A placa pai está no mesmo mundo do software preso.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Comprar cigarro? 
Entendi que é uma piada, mas realmente existe, a Placa Pai estende a Placa Mãe, geralmente através do PCI Express, esse é um exemplo de placa pai, ela adiciona duas portas seriais e uma paralela
Rsrsrsrsrs. Essa será uma piada interna do fórum.
Parece coisa do Chaves isso kkkk
Será que o Software Preso é aquele software que era livre, mas foi apreendido pela Policia?
Talvez deve ter ido junto com o HD
Desde que uso PC sempre conheci esse tipo de placa como placa de expansão/controladora, nunca como placa pai/fatherboard, normalmente você só encontra piadas sobre isso na internet, um fabricante que quer redifinir algo já estabelicido fazem décadas nem merece minha confianca.
Placa Pai foi pego no flagra fazendo conexão com a Placa Cunhada no ATX Motel e foi expulso do gabinete.
Tecnicamente não é motherboard, e sim mainboard, tanto placa mãe quanto placa pai surgiram de trocadilhos com o nome em inglês
Isso não inválida meu comentário anterior placa mãe é um jargão que existe faz muito tempo, diferente da tal placa pai que só um fabricante está utilizando, isso é fato aceite e seja feliz.

Tá ligado que isso não invalida o “placa pai” né? E que isso é da ferramenta e não da fabricante né?
Entre no site dos fabicantes, poucos utilizam placa principal como termo.
Isso é um termo consolidado, não é só de ferramenta como você diz.
Isso é o termo comercial, ainda é um jargão, a nível técnico é mainboard
Ok!! você quer validar a placa pai de qualquer forma, mas até agora vocẽ só me mostrou um exemplo que é uma placa de expansão, placa mãé já é considerada um termo técnico na maioria da literatura sobre tecnologia, não vou perder meu tempo discutindo algo que você acha que está correto, cada um com a sua opinião.
Tá bom cara