O sistema operacional que você utiliza é realmente importante ou o seu foco é nos programas? Para a maioria das pessoas a segunda opção é a verdadeira e é pensando na raiz desse problema que existe o Bluefin.
Gosto muito desse modelo. Migrei para o Bluefin por conta disso, mas antes fui usuário do Silverblue e cheguei a passar um tempo no GNOME OS. Pra mim o mais interessante é a proposta de facilitar a vida do usuário. Atualizações automáticas, facilidade para instalação de aplicativos e tudo mais. Linux não precisa ser difícil. Eu estou considerando instalar o Bluefin LTS no computador dos meus pais, porque eles usam o navegador, jogam paciência spider e eventualmente abrem um documento office (nada que o onlyoffice não dê conta). Hoje eles estão com o Windows 10. Eu vejo o Bluefin como uma evolução da proposta do Endless lá atrás. E como eles pretendem ter uma versão baseada diretamente no GNOME OS, imagino que serei um usuário do Bluefin por muito tempo, até porque gostava muito do GNOME OS, mas de vez em quando alguns probleminhas apareciam. Com as mudanças sutis que o Bluefin faz, imagino um sistema operacional perfeito pro meu uso: fã do GNOME e Flatpaks.