Sdd + hdd (/home no hdd compromete?)

Boa tarrrrde,

chegou os danados dos sdd e hdd (4tb / 5900 rpm) que vou usar instalar alguma distro no meu desk… olhando alguns sites sobre a questão de usar o /home no hdd, houveram alguns comentários de que poderia prejudicar a performance do conjunto visto que alguns caches e algumas outras coisas ficariam no /home… vcs acham que afeta mesmo? é muito preciosismo de quem comentou?

Abs

Quanto de memoria você tem livre quando você roda os seus programas?
Se for mais de 4GB não tem nada a ver.
A cache sera na RAM pois o computador vai copiar os dados do disco e colocar na memoria RAM.
Cache de disco serve é justamente para os programas não ficarem acessando o HD ao invés dele acessar o HD ele acessa a RAM.

tem 8Gb de RAM… tb tô achando preciosismo… rsrs
é nóis !!!
valeu

Existe muitos tipos de cache de RAM.
existe cache de processador.
cache de disco que é a do próprio HD.
Existe cache da memoria RAM que é essa que no seu caso é 8GB todas elas tem o mesmo proposito que é tornar o acesso mais rápido.
SSD só tem cache em memoria RAM do computador.
HD além de usar a cache do computador ainda tem uma memoria RAM interna dedicada para cache.

o cara num comentário falou sobre os arquivos de configurações dos softwares ficarem no /home e tals… mas não deve comprometer o desempenho do resto estar rodando no sdd… sei lá… vou seguir com o lance do /home no hdd mesmo.

valeus

Não esquece de colocar 40% do HD para backup.
Ou faça backup externo que é ainda melhor.

Teorias das conspiração.
Disseram que no ano 2000 o mundo ia acabar é a mesma coisa.

Eu uso o /home no ssd (ssd de 300G) e tenho um hd de 4TB que deixo montado no /media. Meu /home ficou com 120G e acho suficiente pra uso normal. Já quando algo fica pesado eu copio pra esse hd, que também serve de backup do /home. Tbm tenho um hd externo (1TB) que é backup desse hd interno. Então nele eu diferencio em pastas para os arquivos “importantes” dos arquivos “perdíveis”.

Olá @Superman tudo beleza?

Existe uma diferença? Sim existe. Vai te atrapalhar? Duvido muito.

Estou usando um SSD Nvme como padrão aqui no meu computador de trabalho onde edito imagens e faço desenvolvimento de sites e obviamente não tenho do que reclamar.

Recentemente para testar o Ubuntu 19.10 eu fiz a instalação da distribuição no espaço livre do meu HDD de 1TB e trabalhei uns 3 dias dessa forma… a grande diferença para mim foi que ao invés de salvar meus arquivos instantâneamente passou a “demorar” 2 ou 3 segundos para salvar alguns arquivos no Gimp.

Tire suas conclusões. :slight_smile: :vulcan_salute:

é… nao vai afetar em nada… rsrs
tks !!!