Scripts pré-configurados

Olá, sou um usuário teoricamente novo no Linux com pouco mais de 13 meses aproximadamente…
Após esse tempo de uso, eu quero saber se é possível criar scripts pré-configurados para realizar alguns procedimentos de forma automática ao iniciar o sistema ou eu mesmo dar o comando no terminal, scripts como:

• Verificar atualizações da distro / Baixar automaticamente as atualizações se houver
  • Verificar atualizações de aplicativos ou programas que eu definir que eu quero verificar se há atualizações e se houver baixar e instalar automaticamente

Se houver e puderem me ensinar como faço, fico grato :smiley:

1 curtida

Olá!

Há sim, inclusive já gerou um tópico aqui, onde o pessoal mostrou seus scripts pós-instalação: Compartilhe seus scripts de pós-instalação. Claro que a maioria deles são para executar somente após a instalação (chocante né? o nome nem deixou claro haha), mas o ponto é, você pode se basear neles, e montar um script para as suas necessidade, aí você pode configurar ele para ser executado junto com os outros aplicativos da inicialização, pode agendar a execução automática (cron) ou então copiar ele para os seus binários e usar como um comando de terminal normal.

Bônus: O Dio também já fez um vídeo sobre o que fazer após instalar o sistema, e criou este script: GitHub - Diolinux/Linux-Mint-19.x-PosInstall: Shell Script de pós instalação do Linux Mint 19.x para utilização pessoal.

4 curtidas

Nossa, que perfeição !!
Muito obrigado @lucassfank pela atenção.

Vou mergulhar nesses topicos e nos videos do dio e por a mão na massa e gerar meus proprios scripts !

Obrigado :smiley:

2 curtidas