olá sou super iniciante ainda e crio alguns scripts pra me ajudar aqui na minha maquina
estou tentando criar um script que retorne o tamanho de um arquivo em bytes
saida esperada:
$echo teste > arquivo.exemplo # cria o arquivo para testar
$./an.sh #an.sh executa meu script
digite o nome do arquivo para analizar #o script solicita o nome do arquivo
arquivo.exemplo #eu forneço o nome do arquivo que eu criei acima
5 #o script retorna 5 (o tamanho da palavra teste no arquivo.exemplo)
tentei script bash e awk mas tive erro nos dois sei que o erro deve ser meu mas nao acho uma solução
vou colocar abaixo o que já tenho
an.sh #nome do script em sh
#!/bin/bash
echo "digite o nome do arquivo para analizar"
read ARQ
$(wc -c $ARQ | awk "{printf $1}")
an.awk #nome do script em awk
#!/usr/bin/awk -f
BEGIN {
printf "digite o nome do arquivo que deseja analizar \n"
getline filename < "/dev/stdin"
"wc -c filename" | getline size, $1
printf size
}
desculpe se tiver na categoria errada fiquei em duvida entre iniciante programacão e eu que fiz
1 curtida
Então, na quarta linha você está usando substituição de comando e ela é totalmente desnecessária nesse caso. Só use substituição de comando quando você estiver definindo por exemplo o valor de uma variável ou quiser usar o valor retornado como algum parâmetro em outro comando (ainda é aconselhável colocar esse valor em uma variável primeiro pra deixar seu script mais limpo).
A segunda coisa a corrigir é trocar as aspas duplas do comando awk por aspas simples, assim o comando vai funcionar como deveria, com o awk printando apenas a primeira coluna da saída do wc. Nota que o printf só printa os caracteres que você explicitamente quer que sejam printados, então ele não vai adicionar a quebra de linha automática que a maioria dos programas adicionam, talvez você queira trocá-lo por simplesmente print que por padrão adiciona a quebra de linha.
#!/bin/bash
echo "digite o nome do arquivo para analizar"
read ARQ
wc -c $ARQ | awk '{print $1}'