Script para enviar arquivos de uma pasta por e-mail

Olá,

Preciso enviar arquivos de pastas do meu computador para diferentes e-mails, pensei em criar algo para automatizar esses envios.

São 3 documentos em PDF pra enviar todos os meses para uma lista de destinatários, ao invés de enviar um por um, estava pensando se existe uma forma de automatizar isso, seja através de script ou pelo power automate, teria alguma pessoa disponível para me ajudar?

1 curtida

já tentou o chatgpt ou gemini? já fiz scripts por meio deles e ficou muito bom. basta escrever o que deseja, dando nome aos bois:

“criar um script em bash, para a distro X, que envie um email com anexos em PDF, existentes na pasta Y, pelo aplicativo X e lista de endereços Z”

Oi.

O ideal seria utilizar algumas linguagem de programação.

Eu utilizo Java, e as vezes Python para esses scripts um pouco mais simples.

Se você já foi programador é algo que faz em menos de 3 horas.
Qualquer coisa me chama, que nada que o “faz me rir” não resolva.

Olá, obrigado pelos conselhos!
Sim, estou tentando criar com Python com ajuda do chatGPT, estou quase finalizando, a primeira parte foi capturar NF no site da Prefeitura, a segunda (que estou sofrendo) é organizar os documentos em pastas, até que está funcionando, mas por algum motivo alguns documentos não são organizados, e, por fim, a terceira e última etapa é enviar por e-mail de acordo com as pastas do gerenciador de arquivo, que também já está funcionando.
Penando para conseguir organizar os arquivos nas suas respectivas pastas.

Tente utilizar meu organizador de arquivos em Python. Pode te dar uma luz.

Sobre a parte de enviar o email, eu já sofri com isso.
Para adiantar a sua vida lhe adianto que fazer um servidor de emails para você ter controle total é um saco.(E a maioria dos e-mails grátis não deixam você disparar e-mails fora da plataforma deles)
O mais barato e que vai te dar menos dor de cabeça é você contratar um servidor de emails.
O diolinux é patriocinado pela hostinger, eu uso o hostflix pra subir um site para minha esposa e de quebra vem 5 bancos de dados para eu utilizar e ainda posso usar 30 emails diferentes com o mesmo dominio. Vai do seu gosto. Paguei 50 conto por 1 ano.

A parte de enviar email é fácil, o chato é configurar.

Você vai precisar configurar o host(vai usar o IP se não tiver dominio), a porta(Normalmente a 465), usuário, senha, se o email suporta ssl, e o protocolo.

@Leonam_Cruz, a parte do e-mail foi um tanto quanto simples até. O que estou sofrendo é na organização dos documentos.
Eu consegui 90%. Veja, tenho uma lista de clientes (planilha - clientes.xlsx), para tais clientes criei pastas das quais irão receber os documentos (PDF e HTML), sabendo disso o que fiz, pedi para o chatGPT criar o scrip na seguinte ordem, leia os arquivos e ao encontrar um cliente que esteja na planilha de clientes envie para a sua respectiva pasta (que tem o mesmo nome que está na planilha), o script rodou e envio 80% dos arquivos, ficaram apenas 2 de fora. Isso que estou tentando resolver.

Tenho um artigo no Médium onde ensino a fazer um com python, serve?

O script já está funcionando, a única coisa que ainda não consegui resolver é a questão de arquivos iguais não serem processados. Ex.

• Nota Fiscal 1 - José (enviado para pasta)
  • Extrato 1 - José (não enviado para pasta)
  • Nota Fiscal 2 - João (não enviado para pasta)
  • Extrato 2 - João (enviado para pasta)

Essa falha de processamento que está me matando.