Script para desativar BD_PROCHOT/Throttling térmico em processadores Intel. (em testes)

Obrigado. Se soubesse disso iria por no script o apt install macfanctld

A alfa 2 funciona aí também, se puder confirmar?

Vou fazer um dual boot amanhã e te confirmo quando rodar pela primeira vez e as sub-sequentes. O macfanctld é necessário pra gerenciar o cooler, sem ele o processador esquenta e ele continua rodando a 2000rpm pra se manter silencioso, infelizmente não conheço mais ninguém além de mim pra testar esse script em um macboot mais recente, mas no meu isso está mantendo a temperatura em full load de 70 a 80 graus.

image

Para organizar isso melhor, levei o script para o Github.

@leoteodoro Ainda tem o problema do programa falsamente acusar a falta das msr-tools nessa nova versão? Qual a saída de modinfo msr, which wrmsr e which rdmsr no seu computador?

sim
https://paste.ubuntu.com/p/3jVdphdx5H/

Depois de abrir uma VM de Debian, acho que entendi o erro. O Debian exclui as pastas /sbin e /usr/sbin (onde fica o wrmsr e rdmsr) do $PATH de usuários normais.

Acho que vou reestruturar o script para exigir o root logo de início.

1 curtida

Sim, tenho usado o script nas formatações que ando fazendo, acabei esquecendo de vir responder aqui, desculpe-me por isso.

O script funciona perfeito pra mim, resolveu meus problemas, inclusive pesquisando mais desde então consegui rodar distribuições baseados em Arch por causa do AUR, ja OpenSUSE continua inviavel aqui infelizmente.

O msr-tools tem nos repositórios padrões de varios distros de diferentes ramificações, então aplicar o BDPROCHOT é facil, mas como utilizo macbook, o controle de fans precisa de software de terceiros, baseados em debian/ubuntu ou o macfanctld da conta do recado perfeitamente, ja baseados em Arch precisa do AUR pra ambos, aqui não funcionou o macfanctld.

Minha solução no Arch foi compilar o Yet another yogurt pra acessar o AUR e mandar um yay -s mbpfan-git e após o reboot funcionou perfeitamente, então distros como Manjaro e Fedora não precisei compliar nada por fora, só habilitar o AUR pelo proprio gerenciador de pacotes e instalar.

Agradeço eternamente pela ajuda, me guiou para mais conhecimento sobre meu notebook e inclusive resolver problemas por conta própria em distribuições fora da minha zona de conforto (ubuntu e derivados hahaha)

1 curtida