Fala pessoal, beleza?
Sou estudante de Ciência da Computação e entusiasta do mundo Linux. Há um tempo, precisei montar um servidor doméstico (homelab) reaproveitando peças antigas e varios de discos rígidos que eu tinha guardados em casa, com o objetivo principal de criar uma nuvem própria pro meu tio e para miom (fugindo das mensalidades de nuvem) e pra meu uso pessoal ( consegui 4tb ksksks).
Percebi que a maior parte do trabalho chato era manter o sistema base estável, sem estourar o disco com logs, sem quebrar o APT e garantindo que reboots de manutenção não cortassem transferências de arquivos ativas.
Não queria usar uma distro pesada ou engessada por cima, então criei o Alicerce: um framework leve escrito em Shell Script (Bash pura) que roda no cron e cuida da infraestrutura do sistema base enquanto você roda suas aplicações (Docker, CasaOS, mídia server, etc.) por cima.
O que ele faz no automático:
Auto-reparo do APT: Detecta e destrava dependências quebradas ou pacotes presos sozinho.
Reboot Seguro: Verifica o tráfego de rede e só reinicia a máquina se a rede estiver ociosa após rodar uma atualização ja programada.
Proteção de Espaço: Garante pelo menos 5GB livres na partição raiz e faz rotação dos logs.
Módulos Utilitários: Atalhos pra subir UFW e pastas compartilhadas no Samba sem complicação.
Auditado: Código passado no ShellCheck.
Configurações automáticas durante a instalação: do samba, ssh, ufw ( firewall) e timeshift para backups, tbm fim um painel de controle para que possa ser possível acessar tudo do alicercer como ultimo log de atualização ou até mesmo desinstalar o alicerce se assim desejar.
Como sei que a galera aqui do fórum manja muito de Linux e servidores, resolvi compartilhar o projeto com vocês!
Quem puder dar uma olhada, testar num servidorzinho de testes ou na VM e me dar um feedback, vai me ajudar demais. Tô super aberto a sugestões de novas funcionalidades, críticas no código, relatos de bugs!
→ Link do projeto no GitHub: GitHub - GustavoGianeli/my-home-server-alicerce: Framework de infraestrutura e automação para servidores domésticos Linux. Conta com instalador modular, painel CLI interativo, rotinas de manutenção autônomas com autorreparo do APT, gestão de rede, Samba, UFW e salvaguardas inteligentes de tráfego para reboot seguro. · GitHub