Gostaria de compartilhar com vocês um projeto que eu tenho desenvolvido. É um script de pós-instalação do Linux Mint, voltado principalmente a ambientes corporativos. A princípio, criei este projeto para atender especificamente as demandas da empresa onde eu trabalho. Porém vejo que ele pode ainda ser interessante e atender a mais pessoas, que podem ainda customizá-lo e adicionar funções para atender suas necessidades específicas.
Na minha experiência o Linux Mint tem sido uma excelente alternativa ao Windows. Por conta da interface de usuário e do workflow que lembra bastante o sistema da Microsoft.
Esse script simplifica a implantação e integração de sistemas Linux em ambientes predominantemente Windows. Um exemplo disso é o script de integração com o Active Directory, que facilita bastante o ingresso de computadores Linux no domínio, fazendo todo o trabalho manual, e eliminando a necessidade de digitar vários comandos no terminal (que pode levar a uma confusão ). Isso torna possível a integração e gerenciamento de usuários e computadores Linux pelo AD de forma fácil.
Tem bastante coisa para se melhorar, e sugestões são bem-vindas.