Estou fazendo um site que auxilia na pós instalação do Debian estável , objetivo é facilitar a configuração para novos usuários, mas também tornar mais simples a vida de quem já usa Linux a algum tempo.
Dai você me pergunta:
E daí?
E eu respondo:
Daí que preciso da ajuda de voces testando e se alguem tiver interesse melhorando os scripts e adicionando mais.
O objetivo é fazer scripts que funcionam em todas as DEs, e alguns que funcionam em DE específicos .
Iniciativa muito interessante, olhei rapidamente o repositório e algo que senti um pouco de falta foi uma descrição mais clara de qual perfil de usuário as modificações se aplicam. Ou ate mesmo, se o objetivo e deixar uma base genérica que o próprio utilizador vai terminar de preencher com os programas que julgar que faz sentido.
Mas, me pareceu bem interessante. Parabéns pela iniciativa.
A ideia é deixar uma base mais genérica e colocar módulos específicos para cada perfil, por exemplo um módulo para desenvolvedor, outro para design, etc
O script de instalação das extensões está apresentando alguns erros em várias extensões, acaba instalando uma ou duas da lista.
--2025-06-05 22:45:42-- https://extensions.gnome.org/download-extension/.shell-extension.zip?version_tag=63030
Carregou certificado CA "/etc/ssl/certs/ca-certificates.crt"
Resolvendo extensions.gnome.org (extensions.gnome.org)... 3.234.86.157, 44.211.107.79
Conectando-se a extensions.gnome.org (extensions.gnome.org)|3.234.86.157|:443... conectado.
A requisição HTTP foi enviada, aguardando resposta... 404 Not Found
2025-06-05 22:45:42 ERRO 404: Not Found.
empty archive
Uso: grep [OPÇÃO]... PADRÕES [ARQUIVO]...
Experimente "grep --help" para mais informações.
Too few parameters for signature.
gnome-extensions: Nenhuma UUID fornecido
Uso:
gnome-extensions enable [OPÇÃO…] UUID
Habilita uma extensão
Opções de aplicativo:
-q, --quiet Não exibir mensagens de erro
--2025-06-05 22:45:53-- https://extensions.gnome.org/download-extension/dash-to-dock@micxgx.gmail.com.shell-extension.zip?version_tag=42213
Carregou certificado CA "/etc/ssl/certs/ca-certificates.crt"
Resolvendo extensions.gnome.org (extensions.gnome.org)... 44.211.107.79, 3.234.86.157
Conectando-se a extensions.gnome.org (extensions.gnome.org)|44.211.107.79|:443... conectado.
A requisição HTTP foi enviada, aguardando resposta... 404 Not Found
2025-06-05 22:45:53 ERRO 404: Not Found.
empty archive
Call failed: Remote peer disconnected
A extensão “dash-to-dock@micxgx.gmail.com” não existe
Faz anos que não uso o Debian, e atualmente tenho um notebook com GPU híbrida (Intel + NVIDIA). Como o Debian tem lidado com esse tipo de hardware? Pergunto porque, até agora, a única distro que consegui usar sem maiores dores de cabeça foi o Fedora. No momento estou usando o Ubuntu, mas ele só se tornou utilizável depois de vários ajustes — entre eles, a escolha de usar o driver genérico e a configuração da placa Intel como prioritária.