Cansado de Toda vez que seu Pop!_OS você precisar lembrar o caminho do arquivo e os comandos para configurar ? Seus Problemas acabaram, pois eu trago um scrip em bash que irá te auxiliar nisto, ele fará quase todo o serviço pra ti, basta apenas chamar o scrip, que ele ira colocar no seu crtl+v o comando então basta apenas colar no final do arquivo que ele abrirá!
Brincadeiras a parte, o Pop!_os vive alterando dos dados do Pop_OS-current.conf
o que acaba tirando as configurações para usar o AMDGPU
em vez do driver Radeon
para minha placa de video, resolvi fazer esse script que já copia o comando e abre o nano, então basta ir até o final da linha options root
e usar o atalho ctrl+shift+v para colar, salvar com ctrl+o e fechar com ctrl+x, o script ira perguntar se você quer reiniciar o pc.
- Ele verifica se o driver
AMDGPU
já está em uso.
- Funciona apenas com o
Wayland
( devido ao comando de copiar o texto)
Não ando usando o terminal para atualizar os apps, nisto não sei se funcionaria, já que o meu script ainda precisa da ação do usuário para fazer o processo
Você poderia fazer que esse texto seja inserido automaticamente no arquivo de configuração, talvez utilizando o comando tee
, ou sed
, dependendo do caso, de modo a eliminar a necessidade de interação do usuário.
Não seria mais fácil bloquear o driver radeon usando ferramentas de “kernel blacklist”?
1 curtida
Não conhecia essa opção, acabei fazendo aqui, vou verificar se ela permanece
Nossa @M.Mazur usa a função de blacklist do Linux.
Essa função não funciona, testei ela.
Ela bloqueia o driver Radeon
e ele não carrega, mas isto não faz carregar o AMDGPU
.
A então se o seu script funciona perfeito. Mas te sugerir
#!/bin/bash
ARQUIVO="/boot/efi/loader/entries/Pop_OS-current.conf"
TEXT="rw radeon.si_support=0 radeon.cik_support=0 amdgpu.si_support=1 amdgpu.cik_support=1"
# Verificar se o driver amdgpu está em uso
if lspci -k | grep -q "Kernel driver in use: radeon"; then
echo "O driver amdgpu está em uso."
echo "$TEXT" >>"${ARQUIVO}" # Adiciona conteudo da varriavel TEXT no final do arquivo Pop_OS-current.conf
read -p "Deseja reiniciar o computador agora? (s/n): " answer # Perguntar se o usuário deseja reiniciar o computador
if [[ "$answer,," == 's' ]]; then
shutdown -r now
fi
else
echo "O driver amdgpu já está em uso, Não há nada a ser feito =D."
fi