Scanner da CANON G3111 (Wi-Fi) [RESOLVIDO]

Pois é, baixei no site os deb’s e os instalei. A impressora é reconhecida, porém, o scanner não é.

poxa… se você já baixou os drivers de ambos, não sei o que pode ser. já baixou o scangear? é por ele que o scanner deveria funcionar, mesmo por cabo. qualquer coisa, tenta fazer a configuração do /etc/sane.d/net.conf também, vai que funciona.

baixei os dois, o cnijfilter2 e o scangearmp2. Instalei e o scanner não foi reconhecido.

instala o XSane e vê se ele reconhece o teu scanner
sudo apt install xsane

Já está instalado. Foi a opção que usei quando o simplescan não reconheceu.

poxa, não sei se posso te ajudar, então. o jeito é esperar pra ver se alguém se manifesta.

Muito obrigado.
Paz e bem!

Meu amigos, depois de anos tentando fazer meus scanner da G3111 funcionar pelo Wi-Fi em uma distro que não fosse deb ou rpm, finalmente tivesse sucesso: Compilando essa aplicação: scangearmp2, cujo o nome parece muito com o da própria Canon, mas parece que esses devs pegam o código fonte disponibilizado pela Canon e atualizam mais rápido, sei lá, é o que parece. Mas você vai precisar dessas libs, que devem ser proprietárias:

* libcncpmslld2   (3.0.0  or above)
* libcncpnet2     (1.2.3  or above)
* libcncpnet20    (1.0.0  or above)
* libcncpnet30    (1.0.0  or above)

Elas vocês conseguem nos pacotes source do scangearmp da Canon que vocês acham aqui, basta copiar pra sua pasta /usr/libs/ e chamar a aplicação pelo terminal $ scangearmp2, seu scanner será finalmente detectado.

Para aqueles que querem utilizar o um software com mais opções de configurações como corte, multi páginas, rotacionar e etc como o simple scan do GNOME. Provavelmente vc não conseguiu compatibilidade com o Sane e sua G3111.
Também tive esse problema, conseguia utilizar pelo scangearmp2, mas me faltava personalização por ser um software mais limitado. Então achei esse repositório: GitHub - alexpevzner/sane-airscan: Scanner Access Now Easy - universal driver for eSCL (Apple AirScan) and WSD

(Ele está presente no repositório padrão da minha distro (arch), pode ser que na sua também esteja, mas na duvida, ai está o repositório).

Aparentemente, essa impressora utiliza WSD para scanear, e por padrão o Sane não parece implementar esse padrão de scanner. Fazendo com que ela não seja reconhecida.

Após instalar esse projeto, minha G3111 funciona utilizando o Sane em qualquer programa que o implemente.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.