Scanner da CANON G3111 (Wi-Fi) [RESOLVIDO]

Caros, boa tarde.
Tenho uma Multifuncional Canon G3111 instalada no Mint 19.1, que funciona perfeitamente via cabo USB, tanto a impressão como o scanner. Pelo Wifi, porém, apenas a impressora funciona, e o scanner não é encontrado nem pelo XSane, nem pelo ScanGear. Alguém sabe como resolver esse problema? Já achei algumas dicas por aí, mas nenhuma se aplica especificamente a essa impressora ou a esses softwares (XSane e ScanGear), e acabaram não surtindo efeito…

Desde já, obrigado!

Diga seu endereço ip no arquivo /etc/sane.d/net.conf:

# Seu endereçp ip fixo
192.168.0.1
# ou o hostname
stratus

Agora teste:

$ scanimage -L

O seu scanner deverá aparecer

@swatquest
Não deu certo nem com o IP, nem com o hosname.
A saída de scanimage -L foi a mesma para os dois:

No scanners were identified. If you were expecting something different,
check that the scanner is plugged in, turned on and detected by the
sane-find-scanner tool (if appropriate). Please read the documentation
which came with this software (README, FAQ, manpages).

Ok

Veja neste link
Talvez precise de alguma configuração extra
https://wiki.archlinux.org/index.php/SANE#Network_scanning

E aqui
https://wiki.archlinux.org/index.php/SANE/Scanner-specific_problems

Procure por remote

Estou no telefone…
Qualquer erro depois a gente vê
Mas segue o link do Debian
https://wiki.debian.org/SaneOverNetwork

Fiz o procedimento específico pra Canon PIXMA indicado aqui: SANE/Scanner-specific problems - ArchWiki

Mas o scanner ainda não foi reconhecido, quando no Wi-fi. Segue a mensagem de erro do scanimage -L:

[bjnp] udp_command: ERROR - no data received (timeout = 10000)
[bjnp] bjnp_init_device_structure: Cannot read mac address, skipping this scanner
[bjnp] udp_command: ERROR - no data received (timeout = 10000)
[bjnp] add_scanner: ERROR - Cannot read scanner make & model: bjnp://192.168.1.10:8612/timeout=10000
No scanners were identified. If you were expecting something different,
check that the scanner is plugged in, turned on and detected by the
sane-find-scanner tool (if appropriate). Please read the documentation
which came with this software (README, FAQ, manpages).

/etc/sane.d/net.conf :

Se é wifi coloque o endereço da impressora

# coloca o endereço da impressora
192.168.0.1

Tenho uma Epson Stylus TX-430W e o único app que consegui essa façanha de utilizar o Scanner pelo Wi-fi foi o Skanlite (ele está tanto na loja de aplicativos do Mint, como na Gnome software)

O problema ainda persiste.
Mesma saída para o sanimage -L

Pois é, pra mim não funcionou ainda.

só para entender

a sua impressora tem recurso de wifi e não funciona o scanner?
a sua impressora está instalada em um computador e vc quer compartilhar o scanner?

Eu tenho uma impressora multifuncional, com recurso wi-fi, instalada no meu computador com o Mint 19. Por usb, consigo imprimir e escanear perfeitamente; por wi-fi, apenas imprimir. O scanner funciona apenas via usb.

tente com o ip da impressora ou do computador

depois execute o comando sane-find-scanner

sane-find-scanner

para ver se acha o scanner

se não funcionar…

desfaz estas configurações

procure pelo pacote scangearmp-*

scangearmp-“serie da impressora”

e execute no terminal:

scangearmp

@swatquest , meu caro. te devo um pedido de desculpas.

O scangearmp já estava instalado aqui (na verdade, o scangearmp2, que eu baixei do site da Canon mesmo, junto com o driver da impressora), mas também não estava funcionando. O problema, porém, é que eu estava utilizando o endereço de IP da máquina e do roteador errados (usava o que aparecia na saída do comando ifconfig, sem parâmetros adicionais).

Dei uma procurada agora e vi que, para obter o endereço do IP do roteador e o da máquina, os melhores comandos são respectivamente route -n e ifconfig -a | grep broadcast | sed ‘s/netmask.*//g; s/[^0-9.]//g’. Com os endereços obtidos por esses comandos, o scangearmp2 funcionou perfeitamente: tanto o IP do roteador, como o IP da máquina, quando acrescentados a /etc/sane.d/net.conf fazem com que o scanner, via wi-fi, seja reconhecido pelo scangear.

Mesmo que o scanimage -L e o sane-find-scanner não retornem resultados, posso dar o caso por resolvido: o XSane não detecta o scanner quando pelo wi-fi, mas o scangear dá conta do recado. Só para registro, acrescento que o IP da impressora não funcionou em nenhum dos casos.

É isso. Muito obrigado pela ajuda e me desculpe pelo erro. Da próxima, já saberei como fazer.
Grande abraço!

ok… :+1:t6:

vc pode testar de novo por aqui
https://wiki.archlinux.org/index.php/SANE/Scanner-specific_problems#Canon

mas se já está funcionando, então ok.

Laerton,
como você fez para fazer o scanner funcionar? Estou com um G3010 e não consegui fazer o scanner funcionar de jeito nenhum. A impressora funciona sem problema. Estou no Kubuntu 19.10.

Bom dia, Olnei.
Fiz exatamente o que está descrito no tópico: coloquei o IP do meu computador no arquivo /etc/sane.d/net.conf e uso o scangearmp2 para usar o scanner via wifi. Não sei se os mesmos procedimentos funcionarão no Kubuntu, mas como o Mint também é baseado no Ubuntu, imagino que sim.

Bom dia, Laerton!
No meu caso, mesmo com a impressora conectada via usb, será necessário esta configuração do IP ?
Obrigado.
Paz e bem!

pra usb, eu acho que não. talvez seja só uma questão de instalar os drivers, se você já não fez isso.