"Saves" dos jogos dos launchers (Steam, Epic, Origin) no Windows e Linux

Olá

Em um futuro bem próximo irei montar um PC melhor para poder jogar todos os jogos que sempre tive vontade. De início, como vou assinar o Xbox Game Pass, irei usar mais o Windows para jogar, porém, também irei jogar em distros Linux frequentemente.
Diante disso, tenho algumas dúvidas:

  1. Vocês recomendam instalar os jogos na mesma partição do Windows (que vai estar no SSD), ou criar uma partição separada para os jogos (estando ela no SSD ou não)?

  2. Falando dos jogos baixados e instalados através dos launchers do título do tópico, como ficam os “saves” desses jogos? São sincronizados na nuvem? Posso formatar a partição onde os jogos estão e reinstalá-los sem medo de perdé-los?

  3. As respostas para as duas perguntas anteriores também se aplicam à distros Linux?

Agradeço desde já à quem puder ajudar

1 curtida

Ola, Roronoa Zoro
Que legal que vai montar um pc para games.
Pelo meu uso, vi que algumas plataformas de games via online, te permitem baixar e instalar a plataforma/ambiente deles para então comprar games ou baixar alguns games free, que estão na bibliotecas dos mesmos, direcionada para a sua maquina localmente. (Blizzard Entertainmen, Epic Games, Steam e tantas outras).
Sendo assim para não terem conflitos de jogabilidades é recomendado colocar no mesmo HD ou SSD, que roda o sistema operacional (Windows, Linux, Mac ou outro sistema), tendo também instalado os ambientes dos games que queres jogar.
Mas cada plataforma com a sua estrutura de arquivos e pastas para cada jogo, podendo ou não ser definida um local pelo usuário, para guardar os salves e demais partes.
Recomendo que olhe nas plataforma dos games, as regras e as estruturas das bibliotecas dos usuários para não ter incomodo desnecessariamente com as instalações dos mesmos. Pelo que muito passei, com salves de games, na sua grande maioria, estas ficam num parte nas maquinas e outras num registro interno nos sistemas onlines das plataformas proprietárias. Que algumas vezes pode-se perde partes dos games e outras vezes não, se fores formatar o pc.
Dica: pensar bem antes de formatar o pc e se possível anotar e verificar as regras e os locais dos games quantos aos salves e o locais dos mesmos, as vezes mudam de lugar e outras vezes não, para onde estes ficam. Sendo válido para qualquer sistema operacional e ou as demais plataformas para rodá-los.
Espero telo podido ajudar com alguns pontos de sua dúvidas.

1 curtida