Sandbox no flatpak

Alguns acham que sandbox = falta de integração, quando na verdade é integração feita da maneira certa/mais segura!

1 curtida

Pô, legal ! Mas brotou uma dúvida aqui: como permitir acesso à outras pastas/unidades de disco? Eu uso o Ferdi como Flatpak e não consigo salvar ou carregar nada que não seja da /home/download… seria bem útil permitir um maior acesso às minhas pastas, sejam as da home ou da partição NTFS!

Ou seja, como editar os acesso do flatpak: essa parte que eu não entendi bem no artigo

No Flatseal, eu dei permissão de acesso aos arquivos do sistema: ele até abre e carrega, mas só salva na /home/downloads. Não sei se fiz algo errado:


(o /mnt/“sopa-de-letrinhas” é a minha partição NTFS do disco)

Era pra tá funcionando

Acho que consegui, tirei os RO das pastas e autorizei as demais home=filesystem, agora foi!

Vou adicionar mais exemplos, pode usar o flatse e adicionar o diretório em “acesso a outros diretorios” no programa. fastoslinux.com - This website is for sale! - fastoslinux Resources and Information.

Vou ver aqui, mas creio que deu certo sim. Agora estou no celular, aí só mais tarde.
Outra legal seria reproduzir o mesmo conteúdo, só que voltado para Snaps e AppImages… acho chato meu Signal Desktop não me dar acesso à partição NTFS

testei aqui e funcionou, talvez o programa não tenha fechado completamente depois que tu mudou as permissões, ele ficou em segundo plano, apos matar o processo e reiniciar ele reconheceu uma partição NTFS aqui

1 curtida

Aqui também, funcionou perfeitamente, salvei e carreguei no Ferdi um arquivo docx da partição NTFS sem problemas!

Dando umas lidas no site, resolvi migrar o máximo possível de apps para o Flatpak, sempre costumo formatar o PC e usar distros com bases ou versões diferentes, manter o meu script de pós-instalação sempre atualizado estava ficando meio inviável.

Acredito que agora com a quase totalidade de apps em flatpaks isso seja mais fácil.

2 curtidas

Sim teoricamente é mais fácil já que você precisa adicionar um único repositório se a distro trazer o flatpak instalado por padrão

1 curtida