Samsung Odyssey G5 problemas com certos DEs

Fala pessoal,

Este é meu primeiro post aqui e já tentei procurar de todas as maneiras o porquê desse problema estar acontecendo, mas não achei ninguém com o mesmo problema.

Recentemente adquiri um Samsung Odyssey G5 32". O monitor é ótimo, porém ele tem um problema com algumas DEs específicas. Quando eu desligo o monitor e ligo novamente a tela fica preta, sem imagem. Após alguns segundos o monitor dá timeout e não volta a gerar vídeo.

Isso acontece no GNOME, no Cinnamon e no Budgie até onde eu testei. No KDE isso não ocorre e pelo que pude ver no XFCE também não. Porém neste último abre a janela de configurações de vídeo quando o monitor é ligado novamente. Este problema também não acontece no Windows.

Eu utilizo o cabo DisplayPort para atingir 165Hz, no HDMI fica apenas 144Hz. Acabei por testar também no HDMI e o problema relatado não ocorre, só pude testar no Ubuntu, entretanto. No KDE o HDMI tem alguns problemas, a tela fica apagando e ligando constantemente.

Atualmente estou usando o Void Linux com KDE e não há problemas, porém fico encucado que caso queira trocar de distro só poderei ir pra uma que tem o KDE como opção, tirando o GNOME e derivados de fora.

Alguém já teve um problema parecido?

Meu hardware é AMD, com o 5700X3D e uma 7700 XT, nunca tive problemas até comprar este monitor. Vi em alguns lugares que poderia ser uma função do DisplayPort chamado DisplayPort Deep Sleep, mas não tem como desligar esta função no monitor.

Você tentou trocar para xorg ou wayland? Se sim, qual distro vc está usando?
Partucularmente, wayland está dando menos dor de cabeça do que xorg, o xorg no meu notebook fica com wallpaper preto e todo zuado, com wayland fica normal, isso configurando o xorg para intel e tudo mais.

1 curtida

Tentei sim, mas só no GNOME, as outras que eu citei não tem suporte 100% ainda e deu mesma coisa. Normalmente eu tinha mais sorte com o X11 quando estava na Nvidia, quando mudei pra AMD o Wayland ficou bem melhor. Mas não configurei especificamente o Xorg, foi do modo padrão mesmo.

Esqueci de falar no tópico, mas já tentei outros cabos DisplayPort e tenho uma B450M Gaming da Gigabyte.