Boa tarde galera
Tenho um Samsung Galaxy Book2 i5 12ª com Win 11.
Secure Boot está desabilitado e TPM 2.0 habilitado (por padrão de fábrica)
Quero habilitar o Secure Boot pois é uma exigência do Vanguard do Valorant.
Ao habilitar na BIOS e reiniciar o notebook, aparece um erro da Samsung sobre “Secure Boot violation”.
Pesquisando no Google e YouTube, todo o conteúdo pra consertar isso se resume em simplesmente desativar o Secure Boot para que o Windows funcione, porém meu caso é o contrário.
Alguém já passou por isso ou tem uma ideia de como resolver?
Boa tarde, Wallace! Sou dono de um Samsung. Não é um modelo Galaxy, mas, com o Windows original de fábrica, veio com o TPM 2.0 e o Secure Boot habilitados por padrão. Tudo funcionando normalmente.
Então vale bater um bom papo com o Suporte da Samsung.
Estou assumindo que seu computador está com a configuração original de fábrica. Correto?
mas… entra na bios e veja se tem opção de limpar as chaves e depois habilite novamente. Se ainda assim não funcionar, veja se tem alguma atualização para a BIOS.
As opções de “Delete All Secure Boot Variables” e “Install All Factory Default Keys” ficam disponíveis ao habilitar o Secure Boot no modo Custom mas não testei nenhuma delas com medo de cagar o notebook.
Testei com Custom e Standard, além do Factory Default Key Provisioning sendo Disabled e Enabled.
E sim, o notebook está como veio de fábrica, a diferença é que inseri um SSD adicional com Linux, mas o NVMe que veio nele está com o Win 11 de fábrica
Qual é a distribuição de Linux instalada no SSD? E a ordem de boot nesse notebook, como está? Começa pelo gerenciador de boot da distro Linux? Se começa, e o sistema Linux for incompatível com secure boot (Arch e derivações, por exemplo), aí está o problema.