Samsung Book2 com dificuldades na instalação do Linux Mint 22.1

Tenho um Samsung Book2 e sempre usei Windows, porém, recentemente (ontem) decidi migrar para o Linux Mint e tive uma desagradável surpresa. Sempre que tento instalar da um erro grave no GRUB e não sei como resolver, já tentei fazer as partições manualmente, busquei refazer o pendrive bootavel, tentei usar o Boot Repair como solução e nada deu certo. Até tentei instalar outra distro (Pop!_OS), mas o erro permanece o mesmo, o bendito GRUB esta me assombrando. Algo curioso é que hoje insisti novamente em instalar o Mint, e o Boot Repair diz o seguinte: Locked-NVram detected. Então acredito que o problema seja o Secure Boot que possivelmente está ativado e impossibilitando a minha migração. Entretanto, não consigo desativá-lo de jeito algum. Sinceramente, não sei se esse realmente é o problema, mas gostaria muito de revolve-lo o mais rápido possível. Bom, ficarei muito grato se alguém conseguir me dar uma luz

Imagem do problema no GRUB:

Tenho o mesmo problema, não acho como arrumar, mesmo notebook etc, eu to vasculhando nos arquivos do EFI, o linux ele gera a pasta efi dele, porem o kernel não deixa simplesmente “cadastrar” o linux para poder inicializar ele.

Salve irmão.
Mano, é até engraçado, pois eu tenho um Galaxy Book 2(550XED-KF2), e já usei uma penca de distro nele, a unica que realmente me fez bater cabeça até agora foi só o Pop!_OS… E nem foi tanta coisa, só um problema de bios que eu podia dar um bypass e ignorar eu acho.

Bom, vamos lá, secure boot e fast bios estão desativados?
Ao ligar o Notebook, quando aparece a tela “Samsung Galaxy” fica apertando F2 que a bios abre.(É ali que desativa, na aba “BOOT”)

Onde você baixou a ISO? tem que conferir se ela não está corrompida, pode acontecer.
Minhas instalações foram pelo ventoy, é tranquilo por ele.

Se não desativou a bios e o fast bios, desativa e tenta, se desativou tenta ver a ISO.

Agora que eu vi que isso foi ano passado, eu deveria sanar as suas duvidas kkkkkk.
Peço perdão…
Não vou apagar pq vai que ajuda

1 curtida

Pois é! Tenho um Book2, e instalar o Mint nele foi até mais fácil que instalar o Win11 só com a ISO baixada do site da Microsoft. O instalador do Win11 não reconhecia o wi-fi de cara, enquanto reconheceu tudo sob o Mint desde a sessão em live. O meu Book2 já teve o MX Linux e o Kubuntu também, e o Debian 12. Aceitou todas essas distros sem problema.

1 curtida

Acredito que tenha realmente sido problema na ISO.
Eu nunca tive problema de ISO corrompida, mas a galera relata bastante que corrompeu, e os proprios sites das distros reforçam a pratica de utilizar o checksum, a maioria fornece um valor hash (SHA-256).
Eu peguei o costume de checar, confesso que leva um tempinho a mais, mas nada que me faça falecer de velho. :melting_face:
Não tem erro, é Kingston Datatraveler na veia, qualquer bootavel(Balena etcher, Rufus, Ventoy) e baixar a ISO que você busca no SITE da própria distro.
Depois de desativar o secure boot é so correr pro Tux e ser feliz.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.