Salvar no formato .TXT

Eae pessoal blz?

Então, eu faço uns bicos de revisão para uma empresa.
por conta da pandemia a maioria está trabalhando em casa, por tanto usando os próprios computadores.

Eu uso linux 85% do meu tempo e pra escrever os textos estou a usar o Mousepad(editor de texto)

Mas não sei se é por falta de conhecimento meu, mas quando enviei o arquivo feito pelo mousepad para um colega que usa windows, o mesmo não conseguiu abrir no formato.

Nós podiamos usar o google docs, ou eu poderia salvar até mesmo no formato .odt através do libreoffice, mas isso sairia muito da forma com que trabalhamos, portanto eu gostaria de saber se tem alguma forma de salvar em txt, ou se tem algum editor de texto que faça isso no linux.

Na últimas versões do Windows 10 (2019 em diante), o Notepad também aceita .txt criado no Linux sem conversão. Basta você/ele renomear os arquivos que você envia para botar um .txt no final.

Se ele estiver numa versão mais antiga do Windows, antes de renomear tem que converter os fins de linha. O Linux e macOS marcam novas linhas com apenas um caractere especial (LF), enquanto o Windows marca com dois (CR+LF).

No mousepad, dá para “converter” no menu Documento → Fim de Linha → DOS/Windows.

Aí só salvar de novo, e escrever realmente .txt na caixa de salvar.

2 curtidas

Isso é verdade, entretanto a sua sugestão de converter o fim de linha do Linux (LF) para (CR+LF) continua sendo uma boa prática na minha opinião.

Teoricamente era para todo usuário (pessoa física ou empresa) de Windows estar usando a build mais recente do Windows 10, mas e se, por algum motivo, não estiver ou até mesmo a pessoa nem sequer estiver usando Windows 10 (por exemplo, continua usando Windows 7/8)?

1 curtida

Muito obrigado meu querido, isso já me ajudou de uma forma enorme.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.