Salix é uma combinação de Slackware com Linux Mint

O Salix é uma distro Linux baseada no Slackware que foca em facilitar o uso do sistema para usuários de desktop. Ele traz um XFCE personalizado como desktop environment, além de várias ferramenta para facilitar a configuração do sistema, assim como instalar programas, como o suporte a flatpak nativo e o gerenciador de pacotes gráfico, Gslapt.

Tido como o “Linux Mint do Slackware”, a distro ainda traz suporte para processadores de 32 bits, sendo uma bela alternativa para dar uma sobrevida a equipamentos antigos, com um toque de modernidade e beleza.

:crown: Seja membro do canal: Diolinux Play - Cursos sobre Linux e Tecnologia
:envelope_with_arrow: Receba novidades no seu Email: Newsletter - Diolinux
:star: Conheça o nosso trabalho: Links - Diolinux
:microphone: Nosso PodCast: Diocast, o seu podcast sobre Linux e tecnologia - Diolinux
:video_game: Nosso canal de Lives de games: Twitch
:shopping_cart: Nossa loja (na Lolja): https://diostore.com.br

:paperclip: Fontes e Links:
‣ Vídeo do canal sobre o Slackware: - YouTube
‣ Site do Salix: https://www.salixos.org/
‣ Equipe do Salix: https://www.salixos.org/team.html
‣ Dotnew: http://dotnew.sourceforge.net/

3 curtidas

Então essa distro supostamente é ideal para mim.

Ainda não assisti ao vídeo. Lembro dessa distro, cheguei a usar por um tempo. O desenvolvimento dela ficou meio parado, porque o Slackware demorou bastante pra lançar uma nova versão. Vou baixar a iso pra ver como anda o projeto.

A desvantagem, na época que usei, eram os mirrors. Um pouco mais lentos do que o do próprio Slackware, já que eles não tinham mirror aqui no Brasil (era EUA ou Europa). Eles tem um utilitário que simula o apt (slapt-get).

Lembro que era uma das poucas distros baseadas no Slackware que alguns usuários aceitavam. Ele tinha, não sei se ainda tem, um modo de instalação chamado “Core” que era praticamente um Slackware puro só que com uma iso bem menor (acho que era 1gb).

Pra ser sincero, hoje em dia, com os hardwares que a gente tem, acho que vale mais a pena usar o Slackware direto (se quiser compilar, claro). Pra quem quer passar perto do que é o Slackware em si, é uma distro bem interessante. Porque, além das ferramentas facilitadoras, dá pra compilar tudo igual é no Slackware mesmo. O fórum deles eram bem legal, a galera respondia sempre de forma bem amigável.

@Dio logo no começo da postagem tem duas palavras com a grafia errada. Ferramentar e enviroment, que está faltando um n antes do m, environment.

2 curtidas

O que acontece se clicar no crtl alt F8?

Obrigado pelas pontuações, acabei de corrigir :slight_smile: