Contra lixo eletrônico decidi ressuscitar dois equipamentos aqui, um netbook eeepc 1015pen assus com aton n550 64bit 1,5G, ram de 2G e uma mobo 775 com pentium e5700 3G e ram ddr2 de 2G, a mobo está em 2° plano e pode ser desconsiderada pq igual ao netbook, está com parada inesperada, netbook desligamento repentino e mobo congelamento/paralizando.
Não considero tentar concertar porque os técnicos vão dizer logo que não vale a pena, e realmente não vale nem o valor gasto nem o trabalho.
os meus requisitos são:
• sistema enxuto, sem programas não tanto essenciais (só precisa do gerenciador de pacotes ou loja de app, gerenciador de arquivos, terminal, vpn, navegador, não precisa de pacotes office, joguinhos, leitor de multimídia etc) e/ou possa dá a escolha de quais programas instalar na hora da instalação, ou venha só pré instalado;
• pra hardware fraco que consuma em média 500mb de ram;
• seja possível instalar programas windows, pelo wine ou outro;
O problema do equipamento (desligamento repentino), é que possivelmente algum recurso que o sistema usa dá uma sobrecarga, daí ele desliga, pq na setup e interface sem gráficos isso não acontece.
Até agora o único sistema que isso não aconteceu foi com o elive, consegui usar normalmente por muitas horas, somente dava problema em alguns boot dessa distro.
Distros já testadas mas sem sucesso:
Elive: bugou na 1° atualização pedindo senha em loop;
ubuntu: pesado, desligamento ao usar;
Lubuntu: não lembro, mas acho que pesado tmb, só lembro que achei ruim a interface;
Sparky Linux minimal cli: pesado e não instala por isso;
Sparky Linux minimal gui: pesado, depois de instalado ficou desligando;
Mx linux: pesado e não instala por isso;
Slax: bacana, mas achei umas coisas por fora que não gostei.
Agora para quem tem conhecimentos avançados: usando o elive, descobri que tem jeito para esse problema e existe algum recurso, que não tem no elive, que não deixa o equipamento fluir normalmente em outras distros, nessas, esse recurso existindo, não deixa o equipamento funcionar (seria os falsos leves), com a conclusão de que se não existir outra distro capaz de funcionar nesse cenário, o elive seria então a distro mais leve de todas capaz de funcionar até em equipamentos defeituosos igual este.
Considerações finais: essa saga já dura 3 meses, sempre fui usuário nato do windows e me considero um pouco expert, porém no Linux não sei muita coisa, a grande maioria do que sei fui aprendendo vendo videos do diolinux e etc nesses últimos 3 meses e confesso que esperava mais das distros, o que percebi é que 75% seguem aquele padrão do menu iniciar do windows no lado esquerdo da tela no canto inferior, a elive eleghaint 3.8.49 64bit (ao qual me refiro esse tempo todo) é um ótimo exemplo de leveza em gráficos modernos, eles conseguiram dismistificar o problema gráficosXfluides, criativa, independente, modernidade a ser seguido pelas outras distros, esperava mais independência do linux esquecendo do windows, principalmente quando é distros mais antigas/leves pra pc fraco, aí a porcentagem sobe para 94% e é isso a parte da modernidade que busco, além de uma interface amigável e intuitiva com o minimo de terminal, que seja fácil de usar para iniciantes, não curto muito usar os comandos. Estamos em 2025 e poderia ser melhor.