Saga: encontrar uma distro linux leve e moderna, quero sujestões

Contra lixo eletrônico decidi ressuscitar dois equipamentos aqui, um netbook eeepc 1015pen assus com aton n550 64bit 1,5G, ram de 2G e uma mobo 775 com pentium e5700 3G e ram ddr2 de 2G, a mobo está em 2° plano e pode ser desconsiderada pq igual ao netbook, está com parada inesperada, netbook desligamento repentino e mobo congelamento/paralizando.

Não considero tentar concertar porque os técnicos vão dizer logo que não vale a pena, e realmente não vale nem o valor gasto nem o trabalho.

os meus requisitos são:
• sistema enxuto, sem programas não tanto essenciais (só precisa do gerenciador de pacotes ou loja de app, gerenciador de arquivos, terminal, vpn, navegador, não precisa de pacotes office, joguinhos, leitor de multimídia etc) e/ou possa dá a escolha de quais programas instalar na hora da instalação, ou venha só pré instalado;
• pra hardware fraco que consuma em média 500mb de ram;
• seja possível instalar programas windows, pelo wine ou outro;

O problema do equipamento (desligamento repentino), é que possivelmente algum recurso que o sistema usa dá uma sobrecarga, daí ele desliga, pq na setup e interface sem gráficos isso não acontece.
Até agora o único sistema que isso não aconteceu foi com o elive, consegui usar normalmente por muitas horas, somente dava problema em alguns boot dessa distro.

Distros já testadas mas sem sucesso:
Elive: bugou na 1° atualização pedindo senha em loop;
ubuntu: pesado, desligamento ao usar;
Lubuntu: não lembro, mas acho que pesado tmb, só lembro que achei ruim a interface;
Sparky Linux minimal cli: pesado e não instala por isso;
Sparky Linux minimal gui: pesado, depois de instalado ficou desligando;
Mx linux: pesado e não instala por isso;
Slax: bacana, mas achei umas coisas por fora que não gostei.

Agora para quem tem conhecimentos avançados: usando o elive, descobri que tem jeito para esse problema e existe algum recurso, que não tem no elive, que não deixa o equipamento fluir normalmente em outras distros, nessas, esse recurso existindo, não deixa o equipamento funcionar (seria os falsos leves), com a conclusão de que se não existir outra distro capaz de funcionar nesse cenário, o elive seria então a distro mais leve de todas capaz de funcionar até em equipamentos defeituosos igual este.

Considerações finais: essa saga já dura 3 meses, sempre fui usuário nato do windows e me considero um pouco expert, porém no Linux não sei muita coisa, a grande maioria do que sei fui aprendendo vendo videos do diolinux e etc nesses últimos 3 meses e confesso que esperava mais das distros, o que percebi é que 75% seguem aquele padrão do menu iniciar do windows no lado esquerdo da tela no canto inferior, a elive eleghaint 3.8.49 64bit (ao qual me refiro esse tempo todo) é um ótimo exemplo de leveza em gráficos modernos, eles conseguiram dismistificar o problema gráficosXfluides, criativa, independente, modernidade a ser seguido pelas outras distros, esperava mais independência do linux esquecendo do windows, principalmente quando é distros mais antigas/leves pra pc fraco, aí a porcentagem sobe para 94% e é isso a parte da modernidade que busco, além de uma interface amigável e intuitiva com o minimo de terminal, que seja fácil de usar para iniciantes, não curto muito usar os comandos. Estamos em 2025 e poderia ser melhor.

Boa tarde rapaz.
Recomendo para você distros XFCE ou o “TigerOS” que é uma distro brasileira.
@Daigo @Natanael.755 é com vocês rapazes.

1 curtida

:small_blue_diamond: Ultra Leves (Máquinas muito antigas ou com pouquíssimos recursos)

Essas distros rodam bem com 512MB a 1GB de RAM.

1. Puppy Linux
  • Requisitos: 300MB de RAM ou menos.
  • Interface: JWM ou Openbox.
  • Foco: Leveza extrema e rapidez, roda direto da RAM.
  1. antiX
  • Base: Debian.
  • Interface: IceWM ou Fluxbox.
  • Ideal para PCs com menos de 1GB de RAM.
  1. Slax
  • Portável, roda direto de pendrive, leve e modular.

:small_blue_diamond: Leves e Usáveis no Dia a Dia (Mais equilibradas)

Essas funcionam bem com 1GB a 2GB de RAM, ideais para máquinas de 2008–2015.

1. Linux Lite
  • Base: Ubuntu LTS.
  • Interface: XFCE.
  • Interface moderna, mas otimizada para máquinas antigas.
  1. Xubuntu
  • Base: Ubuntu.
  • Ótimo equilíbrio entre leveza e funcionalidade moderna.
  1. Lubuntu
  • Interface: LXQt.
  • Visual leve, mas com boa integração e suporte de pacotes Ubuntu.
  1. Bodhi Linux
  • Interface: Moksha (baseada no Enlightenment).
  • Extremamente leve e visual diferenciado.

:small_blue_diamond: Modernas e ainda assim leves

Essas rodam bem em máquinas com 2GB a 4GB de RAM e têm apelo visual moderno.

1. Zorin OS Lite
  • Interface: XFCE customizado.
  • Visual polido, ideal para quem vem do Windows.
  1. Peppermint OS
  • Base: Debian (antes era Ubuntu).
  • Integra bem apps web e desktop, leve e moderna.
  1. MX Linux
  • Interface: XFCE ou Fluxbox.
  • Leve, estável e com muitos utilitários próprios.

Situação Sugestão
PC muito antigo (Pentium 4, 512MB–1GB RAM) antiX ou Puppy Linux
Netbook ou notebook básico (1–2GB RAM) Linux Lite ou Lubuntu
Máquinas mais recentes (2–4GB RAM) Zorin OS Lite ou MX Linux
Quer algo “instalar e usar” Linux Lite ou Xubuntu
Quer customizar muito Bodhi Linux ou antiX

Boa Sorte!

4 curtidas

Boa tarde rapaz.
A minha distro favorita e companheira de guerra tá na sua lista, obrigado.
Mas devo alertá-lo que essa distro não é para qualquer um pois requer muita paciência para manuseá-la pois ela bate frente-a-frente com o linux mint Cinnamon mesmo sendo em XFCE.
Outra coisa..
Essa distro é híbrida, ela funciona tanto em PCs antigos como expande seus recursos máximo em PCs mais poderosos atuais.

1 curtida

Archlinux parece se encaixar perfeitamente nos requisitos. Instalando ele com alguma interface leve você terá um sistema extremamente enxuto e ainda funcional.

1 curtida

Distros supostamente leves, por conta do desktop, como o Xfce: não caia nessa!
Se não tiver cuidado durante o uso, nenhuma distro será leve. Zorin mesmo está descontinuando a versão supostamente Lite, com Xfce, pois perceberam que não vale o esforço, já que o Gnome consome o mesmo tanto de memória.

1 curtida

Voto no Arch pra isso, pratica e leve de verdade, base deb nesse atom principalmente vai ser pesado

Salve @WillameV

Desligamentos podem ser causados por aquecimento excessivo da CPU.

Verifique se precisa limpar e trocar a pasta térmica do cooler.

Instale sempre o lm_sensors, execute:

sudo sensors-detect

e acompanhe a temperatura da CPU, para saber se ocorre algum super-aquecimento logo antes desses desligamentos.

1 curtida

Com essa quantidade de RAM, eu deixaria de lado sistemas de 64 Bits. Eles vão consumir mais do que a meta que você quer.

Nesse caso, daria um pouco mais de trabalho, mas você pode optar pela instalação NetInstall do Debian/Devuan, e não instalando a interface gráfica inicialmente. Como ambiente, o Openbox.

Essa combinação dá um ambiente leve, mas um pouco mais trabalhoso para configurar. E tudo teria que ser instalado separadamente, tanto os aplicativos que você quer (Loja de Apps, Terminal, VPN, Navegador), como coisas da Interface, como Painel (Tint2), Papel de Parede (Nitrogen) , Gerenciador de Área de Transferência (Parcellite) e outras coisas. E configurar para iniciar tudo num arquivo autostart.sh.

Rapaz, esse atom é osso
No windows 7 ele já sofreria, nem por causa do Atom em si, mas por causa da GPU dele.

Eu particularmente iria no ambiente gráfico mais leve o possível, um openbox ou i3wm se quiser deixar ele minimamente usável (se não tem experiência com WMs como o I3 recomendo ver alguns vídeos explicando o funcionamento pra ver se conseguiria se adaptar).

Agora sobre a base, gosto muito do Arch pra esse tipo de projeto, se tiver disposto a gastar algum tempo de leitura, tentativa e erro, o resultado final vai com certeza valer a pena

nenhuma distro moderna vai funcionar nestas máquinas velhas… mas se vocẽ quer apenas futucar e se divertir nas horas vagas, eu recomendo o AlpineLinux (https://www.alpinelinux.org/ )

ele instala em modo texto, mas vocẽ pode instalar um ambiente desktop bem minimo (veja no site a documentação dele)

mas nenhum desktop vai funcionar legal nestas maquinas velhas aí, talvez se vocẽ botar mais memória em uma delas, passar para 4GB de RAM

Aprendi que o xfce é leve, creio que o elive é. Vou tentar ver o tigerOs, vlw :+1:t4:

Tentei ontem mas foi um dos únicos que chegou a rodar em live, mas logo depois cai, não passa 1 minuto

Tentei ontem também mas não passa os arquivos pro hd, pesado

Achei bacana mas não considero por outros motivos, postura dos desenvolvedores

Ta na lista, mas por ser base Ubuntu nem me impolgo, acho que todas base Ubuntu não vai rodar

Base Ubuntu, mas posso tentar

Ok

Tentei ante ontem mas não consegui passar pra parte depois que os arquivos copia para o hd, varias vezes nem isso conseguia

Ok

Tentei mas não consegue rodar o modo live, a tela fica piscando na área de trabalho e cai.
Vlw, :folded_hands:t4:

Vi que a instalação é uma das mais complicadas, acho que não consigo instalar

Vlw pela informação

Salve, consegui acompanhar a temperatura pelo elive, ele tava sendo refrigerado funcionava tranquilo a ±73°C, quando tocava com os dedos estava quente suportável, sem refrigeração ao chegar nos 100°C ele mostrava a mensagem de “thermal” e desligava, ao religar mostrava uma mensagem que foi desligado por superaquecimento, isso é raridade, geralmente desliga morno sem mensagem nenhuma

Vou tentar mandar aqui uma imagem sobre isso, posso adiantar que ele está funcionando aberto, já dei banho na placa umas 3X antes de fazer os testes a uns 2 meses atras, e resolveu o problema de falta de imagem que tava, tá limpinho.

Vlw :folded_hands:t4:

Minha intenção é usar pra arquivos em nuvem, o aplicativo Google driver é só 64 bits! ou estou errado?

Vlw, tava sem saber sobre esse openbox, vou tentar

Complicado demais pra iniciantes. Agradeço a indicação :folded_hands:t4:

Agradeço as indicações :folded_hands:t4:

Uma observação que não lembrei de mensionar é que o windows 10 ltsc instala de 1° , consegui o de 32 bits, usei porém é pesado, dá pra usar mas qualquer coisa que exige muito derruba. Ontem tentei instalar a versão 64 bits e de 1° quase consigo, copiou os arquivos pro HD mas caiu aos 77%

Ontem Tentei instalar também o DSL Damn Small linux mas não conseguiu rodar no modo live.

Lembrei que foi o primeiro a testar a semanas, e funcionou, desisti pq não consegui conexão com internet pela mobo quando ainda a considerava, mas ainda tenho aqui e vou tentar novamente. Acho que o que fez ele ser leve foi essa interface, poderiam me indicar as que tem essa interface e a base (que também mais da certo) Debian.
A outra interface que mais deu certo foi a Enlightenment da elive que foi impecável na performance, poderia ser sugerida distros com essa também.
Outra coisa perceptível é a dificuldade de rodar o modo live, também é preferível distros que não precise passar pelo modo live pra instalação, permita instalar diretamente no hd com interface sem gráficos mesmo

Agradeço as respostas, vcs foram um dos poucos que responderam muito em fóruns

1 curtida

Bom, o Openbox é trabalhoso porque você tem que montar ele, e ele é assim por padrão.

Uma tela vazia, sem painéis, sem papel de parede, sem nada. Mas felizmente, há guias por aí que ensinam a como montar um bom Openbox.

1 curtida

Antigamente sim, hj em dia e só digitar archinstall no texto e ir configurando

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.