Ryzen 5 7520U instabilidades Linux

Pessoal, tenho como Hardware:

Processador: Ryzen 5 7520U;

Placa de vídeo: Integrada do processador

RAM: 8GB:

e sofro com algumas instabilidades em algumas distros Linux, não sei se é devido ao processador ser um Hardware “Novo“‘, ou se faço algo errado, por exemplo quando rodo um jogo pesado ele trava tudo e até fecha a sessão, sendo que no Windows roda normal.

Me recomendem Distros/Kernels que vocês utilizam nesse Hardware, desde já agradeço!

Boa noite. Pelo jeito, deve ser um notebook. Provavelmente da positivo, o que não quer dizer que seja ruim por que a marca melhorou muito. 8GB não faz milagre, se for algo realmente muito pesado, pode faltar RAM e congelar o sistema sim. Recomendo instalar 32GB ou mais e colocar pra rodar, ou partir para um desktop se a grana permitir.

Eu tenho um laptop que vou devolver por que acabou não tendo uso, com um Ryzen 7 5825U. Tudo o que precisava rodava bem nele.

Usei Devuan (Debian sem systemd) nele. Funcionava tranquilo.

Olá @PatrickConceicao, tudo bem contigo?

Independente da distro que você escolher testar, tenha em mente que você vai precisar instalar alguns programas extras para que o notebook se comporte melhor, por exemplo:

• TLP: Otimiza automaticamente consumo de energia ajustando CPU, discos e dispositivos para melhor duração de bateria.
  • PowerTOP: Analisa consumo energético em tempo real e sugere otimizações específicas para reduzir gasto de energia.
  • thermald: Gerencia temperatura do sistema para evitar superaquecimento e melhorar eficiência energética.

Nem todas distros trazem estas ferramentas por padrão, mas elas são essenciais em notebooks.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Pelo que vc descreveu parece haver falta de memória par ao que vc está tentando executar. Vc usa swap? zram? como está configurado?

Olá, isso acabou ocorrendo comigo ao migrar da intel para plataforma amd, oque ocorre é amd é incrível, porém ela otimiza para desempenho e sofre de aquecimento, oque você tem que fazer é undervolt para resolver o problema de pequenos travamentos ou possivel desligamento, acredito que você também esta utilizando um aircooler que é o padrão, sendo ao meu ver necessário mas não uma regra a seguir plataforma amd deve usar watercooler para um melhor resfriamento

Fala, Eddie! Dessas ferramentas, eu só conhecia o TLP, de resto é tudo novo pra mim. Vou testar, estou usando Fedora no momento.

Gosto demais da sua participação na equipe Diolinux.

1 curtida

Eu uso SWAP, na instalação crio uma participação de 10GB para o swap (2gb a mais que a RAM)…

Eu uso um Dell inspiron 15 3535, utilizar um water cooler está fora de cogitação

8gb de ram é extremamente pouco pra rodar “jogos pesados” como você relatou. Provavelmente seu problema é esse, é um upgrade de ram seja necessário.

Bem observado. Eu tenho um amigo com hardware semelhante e ele tem que baixar bastante as configurações de certos jogos para que não seja fechado por falta de memória.