Rx570 so funciona uma fan

Bom dia, comprei uma rx570 da pcyes usada, só que quando fui testar ela em jogos percebi sua temperatura elevada (89°) e quando fui ver percebi que de 2 só 1 fan estava girando enquanto uma esta completamente imóvel, durante o boot do PC fui ver se a fan gira mas ela só dá meio que um mini arranque e não gira, alguém sabe oque pode ser??

Pode ser defeito.

Comprou com defeito.

Contudo conheço muito pouco de placa de vídeo

Ao que tudo indica o problema não tem nada a ver com software.

A opção mais segura

A opção mais segura seria levar a GPU à algum técnico de confiança que possa consertá-la. Mas isso nem sempre é viável.

Nessa situação, eu iria por dois caminhos:

1. Identificar o modelo exato ta tua placa de vídeo (não apenas RX570, mas também a marca, a linha e até o part number) e tentar encontrar uma ou um kit de fans novas para ela na internet.

2. Se não conseguir encontrar as fans dela mesmo novas, a saída pode ser improvisar. Nesse caso tu precisaria pesquisar qual o fluxo de ar das fans originais da tua GPU, para não correr o risco de comprar fans muito fracas. Para saber isso, recomendo pesquisar no site da fabricante, em fóruns, reddit, e também pode usar IA para buscar por essa informação.

Se for se informar com uma IA, tente fazer as mesmas perguntas em várias IAs e cruze as informações, para minimizar a chance de erros.

Uma vez que você saiba qual é a potência/fluxo de vento que as fans precisam ter para que a sua GPU trabalhe bem, é só procurar por uma ventoinha/fan que cumpra com esses requisitos na internet. No caso de ser uma fan genérica, pode ser necessário ligá-la direto na fonte e não, necessariamente, onde as fans da GPU originais estão conectadas.

Enquanto isso…

Enquanto você não consegue resolver o problema, tente deixar a tampa do gabinete aberto. Se tiver ar condicionado no ambiente em que o PC está, isso também ajuda.

O mais importante é ficar sempre de olho na temperatura, não tente jogar sem um monitor de temperatura. Essas RX570 costumam trabalhar bem até os 83/85 graus, mas se passar disso, é melhor jogar um jogo mais leve ou nenhum.

Reduzir os gráficos o máximo possível e travar o FPS pode ajudar com a temperatura, já que a GPU vai trabalhar menos.