Pessoal, estou montando um PC novo, e falta decidir qual placa de vídeo escolher.
Como processador eu escolhi um AMD Ryzen 5 7600, com 32GB RAM, M2 512 MB.
O foco do PC é estudar, praticar e trabalhar com programação em kotlin, dart e python, um pouco de UI/UX, e claro, jogar tb né, pq sim!!!
Aí minha pedida de ajuda é no sentido de saber qual entre essas 3 placas de vídeos escolher (AMD RX 7600, Nvidia RTX 4060 ou Intel ARC A770), levando em consideração o melhor ajuste com o Linux (vou usar a distro Zorin OS).
Agradeço imensamente toda e qualquer contribuição que me ajude.
Você pretende realizar algum trabalho que depende da tecnologia CUDA da Nvidia? Se não, então sempre evite hardware da Nvidia. O driver proprietário é conhecido por causar problemas no Linux.
A Intel, por sua vez, ainda está imatura em termos de drivers para suas placas dedicadas. Está melhorando bastante, mas ainda não chegou lá.
A placa da AMD tende a ser a melhor escolha. Os drivers open source para placas da AMD já são incluídos no kernel Linux e funcionam muito bem.
Você já definiu a fonte de alimentação da máquina?
Quanto ao SSD, os jogos estão ficando cada vez maiores. Eu diria para pegar um modelo de 1TB, até porque os preços devem subir ao longo do ano e é uma boa pegar agora (já subiram um pouco, mas não tanto).
As placas da Nvidia têm a tecnologia CUDA. O suporte a modelos de IA tende a ser mais comum para ela.
A AMD está evoluindo rápido com o ROCm (que já roda muitas coisas bem), mas ainda está longe de ter os mesmos níveis de popularidade e suporte.
É literalmente essa a questão: a única razão para um usuário de Linux optar pela Nvidia é fazer uso de algum programa que dependa diretamente da tecnologia CUDA (ou que seja bem mais rápido nela). Do contrário, é AMD sem dúvidas.
Já comprou ou ainda irá comprar? Essa fonte está bem superdimensionada. Sua máquina irá consumir menos de 300W em carga.
Sim eu já comprei, e sei que ela está super dimensionada, mas como peguei em promoção, vlw a pena.
Eu precisava de modular, pq vou montar num mini torre, e quando menos cabos para organizar, melhor.