RX 6600 no Linux: Testando a Performance em Jogos

Recentemente fiz um upgrade da RX580 para AMD RX 6600 8GB. Testei alguns jogos principalmente com Steam/Proton e Heroic/Bottles:

Maioria dos jogos mais pesados que tenho rodou bem, porem alguns como: Portal RTX, Crysis3, Quake II RTX, Metro Exodus não rodaram.

Li no blog do dev do radv (driver Vulkan padrão no Linux para AMD) que o Mesa ainda não está funcional para maioria dos games, no Doom Eternal por exemplo, informa que está ativado mas não está funcionando com RT, apesar de isso não influenciar no game em si.

O ray tracing não é uma super feature que influencia totalmente na gameplay, mas o que acho mais importante é o jogo “rodar” com boa qualidade, fluidez e tudo isso com facilidade, sem ter que fazer muitos tweaks etc.

Minha conclusão é que muitos jogos simplesmente não vão rodar no Linux, mas os que rodarem terá uma boa experiência.

https://medium.com/@fastoslinux/rx-6600-no-linux-testando-a-performance-em-jogos-a5b1bb451a82

1 curtida

só por curiosidade o senhor(a) está usando algum kernel personalizado para jogos como xanmod zen ou liquorix? se for o caso é possivel testar bons jogos usando heroic game launcher e os jogos mais recentes da steam.

não crieo que façam diferença significativa…

Testei RocketLeague e DeathStranding que rodaram muito bem, o Warframe não rolou (no Proton/GE da Steam roda normal) mas eu também não tentei tweakar muito para fazer rodar no heroic, no máximo troco a versão do wine/proton

1 curtida

Eu não sei como estão hoje, mas quando vi testes nestes kerneis otimizados, a diferente de performace era irrisória. Na pratica tem mais efeito psicológico do que ganho de performace.

PS: Lembrando que tem exceções que tem a finalidade de usos distintos como por exemplo os de baixa latência.

2 curtidas

Tenho uma RX6600M (R1SC) e uma Sapphire Pulse RX6750 XT e as duas placas rodaram tudo aqui em matéria de jogos.
Tenho uns 28 jogos da Steam. Tudo rodando. Fora os que rodo tbm no Bottles.
Vou fazer um teste com o Crysis 3 Remastered (o Crysis 2 Remastered rodou liso no Bottles).
Uso o Arch e o Zorin OS.

1 curtida

Crysis3 antigo não está rodando aqui, da um erro ao executar no app da origin…se descobrir uma maneira de rodar ele (via Steam) nos avise por favor!

Crysis 3, Metro Redux, rodaram de boa aqui, usando Debian 12 (anteriormente Ubuntu 20.04LTS e também rodou ) usando Steam via flatpak.

O único jogo que me da dor de cabeça para rodar é Cities Skylines que basta uma atualização do jogo para quebrar vários modos sem contar com os bugs contantes do jogo na versão para Linux, atualmente esta consumindo toda minha RAM (24Gb) e 70Gb de swap de 128GB.

Metro versão enhanced?
E o Crysis 3 com qual versão do proton ou protonGE? antes até abria a origin…agora o app está totalmente bugado:

também vi alguns reports no protondb com problemas no lançador da origin:

Sempre usei Proton Experimental Metro 2033 Redux, Metro Last Light Redux. Eu não entendi o bo no Crysis 3 sendo que a própria Steam instala tudo inclusive a Origin bastando apenas logar e ele é minimizado e o jogo segue.

Mas e o Exodus enhanced edition?

Eu não tenho essa versão.

O Crysis 3 Remastered rodou liso aqui na RX6600M.
Olhando o monitor, dá para jurar que é nativo.
Resolução 1080p, áudio 5:1 e tudo no Very High.
Rodei o jogo no Bottles.

o cliente EA não bugou como mandei na print? e como acontece com várias outras pessoas no protondb? na verdade estou falando do crysis 3 não remasterizado…não sei se funciona com o mesmo esquema do cliente da EA…

no proton experimental o cliente voltou a funcionar, mas o jogo ainda não abre…mesmo erro via Bottles…

reportes do mesmo problema com EA cliente: https://answers.ea.com/t5/EA-Services-General-Questions/Crysis-3-requires-admin-rights-then-won-t-launch/td-p/11823502