RX 6500XT Em 2025 Ainda Vale a Pena?

Boa noite comunidade, como vão todos vocês ?
Espero muito que todos estejam bem!!! (Usando o Peppermint) kkk

Eaí galera, ainda vale a pena a 6500XT em pleno 2025 ?
Conheçam a placa mais criticada de todos os tempos, depois de seu lançamento caiu um dilúvio de negatividade, nenhum outro hardware teve tantas criticas como essa placa pobrezinha.

Em 2022 eu estava pesquisando qual placa de vídeo levar para casa entre a GTX 1650/1660 Super que era o meu sonho e a recém lançada 6500XT
Pesquisei bastante sobre reviews, desempenho em jogos atuais e retrocompatibilidade que é o essencial e acabei querendo mesmo a GTX 1660 Super masssss… algo me chamou atenção sobre a 6500XT que resolvi investigar.
Depois de um tempo após seu lançamento nossa como choveu de criticas e eu queria saber por quê todos a criticam tanto ?

O resultado disso tudo é nada, só falação como sempre
As especificações da placa são:

• Clock base / boost: 2.610 / 2.815 MHz
  • Ray Accelerators: 16
  • Memória: 4 GB GDDR6
  • Interface de memória: 64 bits
  • Conexões: DisplayPort 1.4 / HDMI 2.1
  • Energia da placa: 107 W
  • Fonte recomendada: 400 W
  • Conector de energia complementar: um conector de seis pinos
    O que me chamou atenção é o clock dela que chega até 2815 Mhz mas na verdade ela vai um pouquinho mais de 2975 Mhz
    Outro ponto interessante é que a placa tem 64 Bits e apenas 4 linhas de comunicação x4
    Vale lembrar também que ela desfruta do PCIex 4.0 e muitos usuários relataram gargalo na PCIex 3.0 o que pra mim com todo o respeito não significa nada. Pois bem decidi dá uma chance a ela e estou satisfeito.
    Hoje ela é comparada com a RTX 3050 e com novas atualizações fazendo dela uma boa placa. Meu PC não atende todas as recomendações que ela precisa mas ela tem uma boa compatibilidade com ele, mesmo possuindo um processador FX e ser PCIex 2.0 e mesmo assim ela tá rodando todos os meus jogos atuais com ajudinha do linux.

Eaí pessoal, ainda vale a pena em 2025 por menos de 1100 reais ?
No linux ela tá funcionando maravilhosamente muito bem.

Esse é o consumo dela no linux só usando pra escrever, ouvir músicas e sem jogar.

Eu fiquei de comprar uma em 2022, mas acabou que o dinheiro não deu e tive que esperar mais alguns anos para me livrar da minha guerreira 750ti.
No final do ano passado eu peguei uma 6600 que na black friday, chegou a até R$1199 (preço muito similar ao que achamos as 6500xt).

Portanto, ao meu ver, acho que vale mais a pena botar alguns reais a mais, esperar uma promoção e comprar logo uma rx6600, que vai oferecer um desempenho maior.

3 curtidas

Fora que a RX 6600 também tem o dobro de VRAM, mais codecs em hardware e o fato de ela ter PCIe mais largo alivia o efeito gargalo em PCIe 3 e 2.

Esse foi o motivo dela ser criticada, o custo benefício não era claro comparado outras placas da época, e o efeito gargalo diminui o valor dela para setups antigos, tornando uma placa usada/seminova de boa procedência mais atraente.

3 curtidas

Pelo preço que se encontra hoje de jeito nenhum. É uma placa que tem desempenho semelhante ou melhor a uma RX 580 só que consumindo menos, é uma placa até interessante se tivesse próximo de 800,00 mais está esta sempre acima de 1k o que acaba compensando ir logo na RX 6600 que é uma excelente placa.

1 curtida