RX 580 ou GTX 1660?

Qual seria uma melhor opção dentre as duas? Tenho certeza que a melhor opção seria a RX 580, tanto pela VRAM quanto pelo preço, mas sera que a eficiência energética da GTX compensa? Eu me preocupo com algo do tipo pois não quero aumentar as despesas de casa, mas será que é algo que influência muito?

Captura de Tela-20191228190709-533x450

PS: A GTX consome 120w e a RX 580 consome 185w.

E a diferença de preço realmente é grande pra placas com quase o mesmo desempenho.Em questão de energia nao sei quanto seria a diferença pro final do mês.

1 curtida

Na verdade eu acho que a GTX 1660 tem um desempenho um pouquinho superior. Tenho uma RX 580 e jogo Shadow of te Tomb Raider 1080p no High, Resident Evil 2 Remake 1080p no máximo, e GTA 5 1080p no máximo (exceto as configurações avançadas), tudo em 60FPS ou mais. Então a RX 580 Atende muito bem para 1080p.

Todavia, se o dinheiro não vai te fazer falta, recomendo pegar a 1660, e se a grana ta meio contada recomando a RX 580, que é sem dúvidas uma ótima opção. Não acredito que essa diferença de TDP vá ser um problema com a conta de luz. E lembre-se de ter uma fonte de ao menos 500W de boa qualidade!

Além disso, é preciso ver se teu CPU não gargala essas placas. Caso ele gargale, seria bom pegar a RX 580 e economizar para comprar um processador.

Emfim, se jogar qualquer jogo atual no Alto ou Ultra em 1080p ou menos for bom o suficiente pra ti, a RX 580 vai te atender de buenas, como está me atendendo.

2 curtidas

Olá @PedroSnow tudo beleza?

Não ficou claro para mim se você pretende usar essa GPU em Linux ou Windows, então aqui vão minhas considerações:

  • GTX 1660: a família 16xx foi lançada em 2019 e possui praticamente todas as tecnologias mais recentes da Nvidia (exceto RT).
  • RX 580: a família 580x foi lança em 2017 e apesar de ser uma placa sólida até hoje, já apresenta alguns sinais de idade como o alto TDP.

Se você for usar Windows as duas placas vão te atender muito bem, mas, se você for usar Linux eu recomendo fortemente ir de Nvidia por conta dos drivers. Apesar do driver opensource da AMD estar cada vez melhor, no geral, hoje o driver da Nvidia entrega muito mais recursos e te permite aproveitar muito melhor sua placa.

Por R$150 aproximadamente de diferença, se a decisão fosse minha eu pegaria um hardware de uma geração mais nova que será suportado por mais tempo.

:santa: :vulcan_salute:

1 curtida

Opa, @eddiecsilva ranquilo?

Eu não coloquei esse detalhe porque também não tenho certeza se vou ficar com o SO fixo, apesar de que atualmente uso o Arch, mas posso voltar pro Windows por causa da Game Pass.

Sim, estou ciente de que a GTX possui tecnologias mais recentes e melhor desempenho, mas não se distância muito da RX 580, ainda mais quando considerarmos o fato de que ambas rodam vários jogos no high acima de 60fps, o que somente interessa a quem tem monitores acima de 60hz, que não é o meu caso.
Além disso, duas coisas que me influênciam bastante são o preço e o consumo energético. A primeira, pois meu salário é a de um menor aprendiz; a segunda, pois, por especulação, quanto maior o consumo, maior seria o valor da conta de luz, e é algo que eu não gostaria de aumentar.

Sendo assim, tenho 2 dúvidas:

  • Quando comparada a RX 580 (185w), a diferença do consumo energético da GTX 1660 (120w) seria algo que tornaria a compra da mesma válida, apesar de possuir 2GB VRAM a menos e ser R$ 250 mais caro? (Não estou interessado no desempenho, visto que ambas são extremamente favoráveis a 1080p e, só de ver benchmarks, vejo que ambas me satisfazem muito bem.

  • Quais “recursos que permitem um aproveitamento melhor da placa de vídeo” são esses que você citou sobre os drivers da Nvidia? E porque os drivers opensource da AMD seriam “ruins”?

Sobre o consumo de energia:

  • pesquise na Internet por “tdp price calculator” e você poderá fazer todas as contas para ver o impacto da diferença de consumo no final do mês.
  • eu não disse que o driver opensource da AMD é ruim. No driver opensource ainda não existe suporte a OPENCL (equivalente ao CUDA) e o driver proprietário da AMD só está disponível para algumas distros. Enquanto na Nvidia basicamente todos os recursos estão disponíveis muito mais facilmente.

:vulcan_salute:

Você pode inclusive, acessar o site do PapaHardware e fazer uma comparação direta da performance dessas placas em conjunto com o seu processador.

Também pode comparar neste site aqui:

1 curtida

Vamos calcular quanto que custa a mais por hora de jogo essas duas placas.

  1. RX 580: 185W
  2. GTX1660: 120W

Diferença: 65W

Agora pegue sua conta de luz. Veja o consumo do mês e o preço da conta. Divida um pelo outro. Aqui por exemplo:
Consumo faturado: 190kWh
Preço total: R$ 182,00
ou seja 1 kWh = R$ 0,96

Se vc não quiser pegar a conta da luz, chutar o valor para 1 real por kWh tá dentro da realidade

Agora vamos ao cálculo do custo da energia no seu caso:
65W = 0,065kW (pois 1 kW = 1000W)
Em uma hora jogando, a diferença será
0,065kW * 1 h = 0,065kWh
usando o preço do kWh hora calculado:
0,065kWh * 0,96 R$/kWh = R$ 0,06 a mais para cada hora jogando

Então já tem o custo para cada hora jogada, dá pra estimar o impacto no final do mês. Se você joga duas horas por dia, em 30 dias serão 60 horas de jogo:
0,06 * 60 = R$ 3,60 a mais na conta de energia

Se você usa chuveiro elétrico e ele for de 1500W (posição verão), poderá tomar banho mais rápido para economizar esse valor. Vamos calcular quanto tempo menos precisa para economizar esses R$ 3,60 no final do mês:
Assumindo que você vai jogar as 60h por mês, vai gastar 0,065kW * 60h = 3,9kWh
Em 30 banhos, precisará economizar 3,9 kWh / 30 = 0,13 kWh
O chuveiro gasta 1,5kWh. Então para gastar 0,13kWh demora 0,0866h. Transformando em minutos:
0,0866h * 60 min/h = 5,2 min

Então para não impactar a conta de luz, deverá diminuir cada banho em 5 minutos, considerando os fatores acima citados!

Agora se você usar o valor que sobra da placa para pagar a conta de luz (os R$250,00 que você pagou a menos), vai demorar 69,4 meses (baseado nas duas horas de jogo por dia) para acabar gastando o mesmo valor. 69,4 meses / 12 meses/ano = 5,78 anos.

6 curtidas

uso a 580 (antes a gtx1060) e minha conta de luz não aumentou… mas se talvez vc se preocupe com outros fatores além desse, veja meu artigo tbm fastoslinux.com - This website is for sale! - fastoslinux Resources and Information.

1 curtida

Cara tá errado , a 580 consome mais mas não é 185w , TDP não tem nada a ver com consumo elétrico, e sim a quantidade de calor que ela dissipa em energia