Rustdesk é realmente seguro?

Eu gostaria de substituit o Anydesk por outro programa que possa fazer o controle remoto de outro PC, notebook, celular, etc.

Uma opção interessante que encontrei foi o Rustdesk, mas aparentemente existem alguns problemas no projeto que ligaram meu “alerta amarelo”, como o fato de ninguém saber exatamente quem está por trás do projeto, ter servidor na China, etc.

Podem ver algumas coisas nessea dois foruns no reddit: Reddit - Dive into anything

https://www.reddit.com/r/selfhosted/comments/14kjvkg/community_consensus_on_rustdesk_with_all_the/

Eu sou alguém bastante leigo com tecnologia e como preciso usar serviços de controle remoto para controlar PC na empresa, estou na busca de alguma opção que não precise pagar licença e que não ofereça riscos de invasão (para além da “engenharia social”, que é geralmente descuido do usuário e não um problema do software em si)

Acham que posso continuar com o Rustdesk de boa ? Creem que exista alternativas melhores e seguras ao Anydesk ou o jeito é pagar a licença, mesmo ?

Existe um problema inicialmente com o RUSTDESK que era com o servidor de retransmissão apontado para Singapura. Mas acho que era mais por questão de custo do projeto inicialmente.
Eu o utilizo na empresa que presto serviço normalmente para acesso remoto, mas eu estou utilizando meu próprio servidor de transmissão.
No próprio site ele recomendam que façam esse tipo de instalação.

Por ser código aberto, pode ser feito uma auditoria pela comunidade, então a questão de Backdoor fica mais mitigada (mas não descartada). No caso, como sempre, basta o AdminSys, seguir os padrões de configuração corretos de segurança e um bom firewall atualizado que o RUSTDESK vira uma ferramenta incrível de suporte em TI.

1 curtida

Desculpe por perguntar isso, mas o que seria “AdminSys”?

Povo entrega tudo pro gov dos EUA, mas tem medo da China.

1 curtida

system admin = administrador de sistemas

Tenho utilizado o Rust tem alguns dias, estou gostando bastante, mesmo usando o Anydesk também, capaz que daqui alguns meses aqui na empresa vamos usar só o Rust.

1 curtida

Você acha que eu ter uma senha forte e especificar de só poder acessar o Rustdesk no computador do trabalho com o IP do meu notebook pessoal (a ideia é que somente eu acesse remotamente o notebook por esse programa) já deixa bem seguro ?

Sobre Firewall: aquele que é padrão do Windows já é o suficientemente bom ? Ou não ?

Se tiver mais alguma observação a respeito de segurança, pode escrever aqui.

Além dessas configurações que você citou, recomendaria configurar um pfSense Firewall em conjunto com OpenVPN pra fechar a comunicação com o servidor do RustDesk, ai a partir do cliente RustDesk no seu Windows, acessaria de modo mais seguro a sua máquina por trás dessa infra em uma rede interna.