run0 que foi implementado no systemd versão 256 e propõe ser uma alternativa mais segura ao sudo, funcionando da mesma forma com algumas diferenças sendo:
A autenticação quando possível é isolada do terminal(usando polkit)
Enquanto usar Run0 todo o texto do terminal fica vermelho com um no título da janela
SetUID e SetGID não são usados(aumentando a segurança)
Não usa arquivo de configuração ou plugins(/etc/sudoers)
Run0 aloca um pseudo-tty(isola ainda mais o processo garantindo segurança)
A usagem funciona da mesma forma: ao invés de sudo você escreve run0 ou pode até criar um “alias” se quiser, e realmente sempre que possível o run0 vai usar o polkit e se isolar totalmente de usar credenciais de segurança diferente do sudo.
Atualmente no Fedora eu consigo usar para tudo, instalar, atualizar, limpar, buscar e outras tarefas usando o dnf.
Consigo usar para todo tipo de tarefa que necessite de privilégios elevados também.
eu acho q vai demorar mto ate se tornar um padrão, mas uma das razões da possivel adoção do run0 é o fato de o sudo ser um binario SUID com 200mil linhas de codigo, cada vez maior e mais dificil de manter, alem das implicações de segurança q existem no sudo.
run0 resolve tudo isso, serviço simples e sem funções q ninguem usa e mto mais seguro q o sudo, por ser simples.
top, eventualmente eu consigo ver varias distros colocando essa opção no instalador e não remover sudo por completo(ou usar os dois) ate pq sudo tem outras funcionalidades q “talvez” algum sys admin use por ai k