Ruído no áudio dos navegadores

Alguém já teve problema ao executar áudio do youtube e começar um ruído, como se fosse uma estação de rádio com uma forte interferência.
Gravei com o celular em frente as caixas de som som do meu PC:
Audio

No áudio acima, após fechar outros navegadores o som normaliza.
O áudio geralmente inicia normalmente, sem qualquer interferência. Em dado momento, aparentemente, quando outro navegador tem algum áudio em alguma das páginas/abas,inicia a interferência. Então, se eu for fechando cada um dos navegadores, normaliza, voltando ao normal, daí, é só reabrir o s navegadores. Geralmente tenho o Chrome, Firefox, Opera e Brave abertos simultaneamente. Eventualmente, o Vivaldi também.

Não sei se alguém já experimentou alguma situação semelhante.

1 curtida

Nunca experimentei algo assim em meus tempos de Linux (alguns meses atrás voltei para o lado MS da força). Tente:
sudo apt install --reinstall pulseaudio
reinicie o pc e veja se o problema persiste :slight_smile:

1 curtida

Executei o comando, reinstalou, porém, não consegui testar por mais tempo… assim que eu conseguir, após alguns testes, dou retorno para dizer como está a situação. Só posso testar de noite, depois do trabalho.
Por enquanto, valeu!

1 curtida
2 curtidas

Eventualmente ocorre comigo, mas ainda não consegui identificar o motivo…
Utilizo somente o Firefox e fechar e reabrir o navegador não resolve o problema aqui… O ruído permanece até que eu reinicie o sistema.

Opa…

Por enquanto, ainda não apliquei essa sugestão, pois aparentemente, o áudio normalizou… mas ainda estou testando. Pois cheguei todos os dias meio tarde e não tive tempo de deixar vídeos longos rodando no navegador.

  • Ontem, 1/julho, voltou a dar ruído no Opera… enquanto rodava o vídeo, fechei o Firefox (que estava com um jogo online aberto)… fechando o firefox, normalizou o som no Opera. Abri de novo o firefox e seguiu funcionando normal.
    Penso que seja algo de plugins/codecs conflitantes entre os navegadores.

TEnho visto esse problema na seguinte combinação: Firefox + Nvidia + Saida de áudio no HDMI, a maioria diz que ao utilizar somente o Google Chrome o problema não ocorre.

Nesse fim de semana, pude rodar vídeos mais longos e, claro, voltou a ocorrer o problema do ruído.
Bem… tenho nVidia… um dos monitores está na DisplayPorta e o 2º monitor está em uma HDMI.
Hoje está tarde e não vou modificar nada, mas, vou seguir a dica do @henriqueffc enriqueffc para testar e ver o que acontece.

1 curtida

Para mim, o problema foi resolvido editando o arquivo /etc/pulse/default.pa onde adicionei o parâmetro tsched=0 na linha load-module module-udev-detect de acordo com a solução apontada pelo @henriqueffc: PulseAudio/Troubleshooting - ArchWiki
Muito obrigado :slight_smile:

Obs.: uso uma Radeon e não uma Nvidia, o ruído também ocorria somente quando estava dando saída por HDMI

1 curtida

Voltando na questão… o ruído ao abrir vários navegadores, aparentemente foi resolvido editando:
sudo nano /etc/pulse/default.pa
… e adicionando/modificando a linha…
de:
load-module module-udev-detect
para:
#load-module module-udev-detect
load-module module-udev-detect tsched=0

Porém, agora com o sistema formatado e instalado em outra unidade e as alterações acima funcionando, percebi outra situação… Eventualmente, ao rodar qualquer áudio, youtube, player, etc, o áudio fica “pipocando”… como no link abaixo:
Audio Pipocando

Tentei dar um restart no pulseaudio, mas, ele restarta e segue “pipocando”.

Olhando os itens de áudio no sistema, tenho o seguinte:

elvio@pc-elvio-LM:~$ inxi -SMA
System:    Host: pc-elvio-LM Kernel: 5.4.0-81-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Cinnamon 5.0.5 Distro: Linux Mint 20.2 Uma 
Machine:   Type: Desktop Mobo: Micro-Star model: X570-A PRO (MS-7C37) v: 3.0 serial: <superuser/root required> 
           UEFI: American Megatrends LLC. v: H.E0 date: 06/22/2021 
Audio:     Device-1: NVIDIA TU116 High Definition Audio driver: snd_hda_intel 
           Device-2: Advanced Micro Devices [AMD] Starship/Matisse HD Audio driver: snd_hda_intel 
           Device-3: Asuscom Network REDRAGON Live Camera type: USB driver: snd-usb-audio,uvcvideo 
           Sound Server: ALSA v: k5.4.0-81-generic 
elvio@pc-elvio-LM:~$

Executando a “alsamixer”, verifiquei que o áudio padrão está setado para o “Device-1: NVIDIA TU116…”. Penso que o correto seria o “Device-2: … Starship/Matisse…” que é o chip de áudio da da placa-mãe.

Minha lógica estaria certa ?

alsa_mixer_01

Depois do F6:


… porém, ao sair e acessar novamente, volta para o chip da nVidia!

Veja as instruções em “Audio crackling or hardware clicking”. Talvez ajude.

Bem… ontem apliquei a dica do “Audio crackling…” e desliguei o equipamento.
Hoje (8/set) liguei o equipamento e não houve problema. Vou observar ao longo da semana, afinal, como é eventual, terei que observar nas próximas reiniciadas de sistema.

Pelo controle de volume, o chip de saída de som padrão é o da placa-mãe mesmo:

Valeu.

1 curtida

Bem, acabou se repetindo a mesma situação do áudio pipocando.
A diferença foi que consegui testar o áudio nas saídas de áudio dos monitores, ou seja, o módulo de áudio do chip de áudio da placa-mãe está com algum problema, pois ao direcionar a saída de áudio para qualquer um dos monitores, funciona 100%. O detalhe é que nos monitores só tenho a saída estéreo. Na placa-mãe, a saída é 5.1 que, obviamente, conecto o sistema de caixas 5.1 nessa saída para melhor qualidade.

Então, acabo que reinicio o PC e, normalmente, o som normaliza.

Percebi esse problema após formatar o PC com uma unidade nvme e instalando direto o Mint 20.2. Só como informação.

Outra coisa que percebi foi que, nem sempre os dois monitores são detectados na inicialização, então, na inicialização, se um deles não é detectado, encerro a sessão e faço login novamente então o segundo monitor é detectado (um está conectado na DisplayPort e outro no HDMI). Também não sei dizer se isso pode ter alguma relação.

Também pensei que havia resolvido o problema, mas depois de algum tempo os ruídos voltaram a ocorrer…
Utilizo 3 monitores, 2 de led e um CRT, que uso para jogos antigos… Este, está ligado em um adaptador displayport para VGA… Nunca tive o problema de algum deles não ser reconhecido, mesmo dando boot com eles desligados… Mas eventualmente a ordem deles se perde… Acabei deixando fixa em um script carregado ao logar…
Os ruídos ocorrem somente por HDMI, quando altero a saída para meu aparelho de som o áudio fica perfeito, se retorno para o HDMI o ruído retorna…
Gostei demais do POP, mas além disso, comigo também ocorriam travamentos aleatórios, que passaram a se tornar cada vez mais frequentes…
E esses dois problemas persistiram nas últimas 3 versões que usei dessa distro (20.04, 20.10, 21.04)…
Resolvi experimentar o Fedora 34 e estou há duas semanas sem nenhum travamento, nenhum ruído, nenhum problema pra resolver… O sistema está extremamente estável… Por enquanto, só me preocupo com o trabalho…

minha duvida é
sera que o problema era algum drive ou o pulseaudio?