RTX 2060 6Gb ou RX 580 8Gb 2048SP?

Pessoal a minha pergunta é bem direta e simples. Pois, tenho uma RX 580 8Gb 2048SP da MLLSE e me apareceu a oportunidade de substituí-la por uma NVidia RTX 2060 de 6Gb.

Na opinião de vocês, valeria pena essa substituição? O que me dizem a respeito?

Não gosto da ideia de perder 2GB de memória VRAM.

Há porém algumas vantagems na 2060:

1 - Ray Tracing, até certa medida vai ser usável;

2 - Codec pra quem faz stream. Nvenc é outro nível;

3 - Maior performance. A 580 é comparável a uma 1060.

Ou seja, depende de você, do seu uso, se vai te compensar, ou não.

PS: odeio Nvidia em Linux, mas nas distros LTS, vai funcionar. Nunca testei em uma distro rolling release como Arch usando um kernel LTS, por que é possível, mas pode ser que dê certo também, mas não garanto. Eu se tivesse nvidia, ficaria no Ubuntu, ou vendia e comprava uma Radeon RX.

Espero ter ajudado.

2 curtidas

Vai depender do que você for jogar.

A 2060 é uma boa placa frete a RX 580 8Gb 2048SP que é praticamente uma RX 570, no entanto, esses 2Gb a menos vão fazer falta se for jogar títulos novos e até mesmos os atuais.

1 curtida

a 2060 é muito mais poderosa que uma 580, mesmo com 2gbs a menos de vram.

Em 1080p dificilmente vai ver alguma diferença extraordinária.
em termos de potência, umas 580 seria muito mais próximo de uma 1650 super do que uma 2060, não existe nem comparação.

é a diferença entre jogar um jogo no mínimo e no alto

Bom eu vou usar visualizador de Second Life, que no Linux eu consigo usar entre o alto e o ultra sem maiores problemas. Vou jogar Asphalt Unite, Formula 2024, GTA San Andreas, e alguns outros joguinhos. Mas o foco maior é 0editar vídeos.

Eu uso o Big Linux com KDE Plasma em wayland.

Então, é melhor eu ficar com a minha RX 580!? E, quando for possível ($$$) pegar uma GPU mais nova com 8Gb de VRAM ou mais.

O que me dizem a respeito?

Há bem da verdade me apareceu a oportunidade de pegar essa RTX 2060 da GALAX por um preço quase “de graça”. Então coloquei minha boa RX 580 à venda pelo preço que está me saindo a RTX.

No final das contas eu vou estar, mesmo, é ajudando uma pessoa. Mas será que compensa fazer isso?

Eis a questão que fica no ar. Por isso vim aqui perguntar. Pois estaria saindo de uma placa com mais VRAM para outra com 2Gb de VRAM a menos.

Eu não quero perder, no que tange a questão técnica. A minha RX 580 2048sp chinesa não é ruim, mas eu sei que as placas da GALAX são muito boas. Essa RTX, no caso, é único dono e só foi usada em jogos. Digamos que “conheço” essa RTX desde saiu da caixa.

Mas há dúvida, se estarei fazendo um bom negócio, é o que tem me feito pensar em desistir de vender a minha 580. Ta tudo funcionando tão bem aqui, no Linux principalmente.

Eu até gostaria de uma GPU mais nova e mais eficiente. Mas no atual cenário econômico, digamos que, preciso “garantir o café.” Então…

Sim já vi muitos defendendo isso. Mas e ai?

tenho notebook com 3060 de 6gb, e um desktop com 5700xt de 8gb

todos os jogos que rodo em um, rodo no outro, em 1080p nunca tive problema de vram,

O unico jogo que tive problema, foi indiana jones, mas já foi atualizado pelos devs, e ele nem rodaria na 580 por exigir ray tracing

é uma placa superior em 99% dos casos, incluindo ia, edição de video, produtividade…

não tem nem discução, os 2gbs de vram não vao fazer falta

eu peguei a 580 emprestada do meu amigo, foi a diferença entre rodar o nfs unbound no ultra e no minimo pra minha 3060 6gb(q é exatamente igual a 2060)

1 curtida

e sobre linux, depende claro da distro, no fedora tem sido 100% perfeito no wayland, nem um problema que eu me lembre de cabeça

1 curtida

Mas e no Linux, como seria o funcionando da RTX 2060? Vou instalar o driver proprietário da Nvidia e?

Pelo que tive de informação da placa que estou em vias de pegar. O dono atual me disse, que tenho que limitar numa aplicação para que a temperatura não passe dos 61°. Achei isso curioso.

Eu nunca tive uma placa dessa então se puderem me falar mais sobre seu funcionamento eu agradeço. O que já sei é, em relação a RX 580, o consumo energético da Nvidia é bem menor. Ou seja a RTX não tem um TDP tão alto quanto a RX.

Então o que me dizem mais sobre?

A minha RX 580, mesmo em uso mais intenso, acho bem silenciosa e não esquenta tanto, nem estando há 100% no processamento, por um certo tempo. Ou seja quando estou usando algo que exija mais da GPU.

Como disse o objetivo, maior, de estar pegando essa RTX é ajudar uma pessoa. Então estou entregando a minha e o valor obtido pegarei a RTX. Mas quero ter a tranquilidade que estou fazendo uma boa ação, tecnicamente falando. Pois meu setup atual (de 2017 rsrsrs) está funcionando muito bem.

Estou usando o Big Linux e tudo vai muito tranquilo aqui.

Mas se, tecnicamente, estiver fazendo uma boa mudança eu vou seguir com a venda da 580 e a aquisição da 2060.

Só estou me precavendo de fazer bobagem, se é que entendem. Mexer no meu PC por “pouca coisa”.

Pelo que vi você já roda tudo que gosta na RX580, então tem esse ponto de ficar no setup atual.
Porem eu sou a favor de melhorar sempre, vai que você ache um jogo novo que queira muito aproveitar. A RX já pode não aguentar

Sobre a questão da VRAM não existe problema nenhum para rodar jogos a 1080p. Hj em dia com DLSS ainda fica bem mais tranquilo, fora que sua conta de energia agradece

Eu trocaria!

1 curtida

Pois é! Gratidão a todos que estão me respondendo. Ta tudo montado e funcionando bem aqui. Por isso resolvi colher opiniões das pessoas.

Vou ser sincero com vocês, deixo claro que isso é caso eu fique com a RTX. Essa 2060 GALAX, com a caixa e único dono, está saindo pra mim por preço de RX 550 4Gb. A GPU tem procedência e no tempo que esteve em uso só rodou jogos. Foi trocado pasta térmica e termalpad.

Mas, admito, não queria mexer aqui se não tivesse um real ganho. Porque, confesso a todos que, pelo preço que eu estou pegando essa RTX 2060 vale a pena até pra revenda. Pois teria um lucro de 100% ou mais. È que o dono da GPU é uma pessoa muito querida e me fez esse valor irrecusável. Mas, no momento, não disponho do valor, pois estou realizando um tratamento de canal e uma restauração. Se não, já teria pego, até pra revender se fosse o caso. Assim coloquei a RX 580 a venda pelo preço que estou pegando a RTX.

Mas eu vou pegar a placa. Apareceram alguns interessados na RX 580. Vamos ver o que acontece daqui pro final da semana.

Informo vocês.

Mais uma vez, gratidão aos que tem respondido.

Isso ai é teoria da conspiração, essas placas foram feitas pra rodar a 90 graus, pode ir sem medo!

Como disse experiencia que eu tive no fedora, com a 3060 6gb de notebook foi incrivel, 0 problemas, agora n tenho como te garantir que no teu caso, com a tua distro, vai ser igual

1 curtida

2060 é uma placa incrivel, e nvidia está bem solida no linux nesses ultimos meses, se usar uma distro bem atualizada, não tem erro.

E outra, a 2060 é em media 78% mais forte do que a 580, isso é a diferença entre 59 e 100 frames, ou então, como disse antes, a diferença entre o minimo e o alto.

Eu iria sem pensar duas vezes

1 curtida

Pois beleza. Eu estou usando o Big Linux!!!

A RX 580 segue a venda. Ainda não concretizou-se as possibilidades que apareceram. Vamos ver.

Não sei se pode, mas em todo caso, se alguém daqui tiver ficado interessado na minha RX 580 8Gb eu estou vendendo ela por 600! Vai na caixa dela. Placa muito boa. No Linux roda tudo e mais um pouco.

Desculpem se fiz errado em reforçar que minha GPU está a venda. Pois vou pegar essa RTX e ajudar uma pessoa que está precisando.

Tudo por uma boa causa! Vou dar um up aqui no meu setup e ajudar quem precisa.

Gratidão aos que me responderam.

Dica quanto a aquecimento: Faça undervolt na placa
Tenho uma 3070 chinesa e fiz undervolt. Roda com menor temperatura sem perder desempenho, economiza na energia e ainda preserva a placa.

Não sei fazer undervolt no Linux, infelizmente. Vale a pesquisa

Valeu. A RTX é da GALAX no caso da que estou pegando. Vamos ver se consigo vender a RX 580. A minha AMD ta perfeitinha no Linux e eu rodo tudo. Só estou trocando-a pela ocasião imperdível que me apareceu.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.