RPM do Cooler baseado no uso da cpu e não na temperatura

Olá,
Tenho um notebook Dell-inspiron-5537, e ultimamente no Mint percebi que o cooler acelera até o máximo de rotação e logo após volta ao normal, vendo o uso dos recursos do pc eu percebi q basicamente ele aumenta quando o uso do cpu sobe a uns 90, 100%, mas analisando a temperatura do cpu, não chega a passar de 50 C. Até pouco tempo atras isso não acontecia e no windows isto não ocorre!!
Pesquisando um pouco encontrei o pwmconfig , um script pra configurar o RPM do cooler conforme a temperatura, porém independente da configuração, ela deixa o cooler mais rápido q normal.
Não uso muito do processador, o qual é um i7, uso basico é o firefox, com poucas abas abertas, o spotify e um cliente de whatsapp e as coisa do sistema, o uso de cpu sobe a 100% por 3 a 5 segundos de vez em quando, mas o barulho do cooler( que já até recebeu uma limpeza) incomoda, a gpu integrada nem chega a esquentar.
Será q há alguma alternativa pra contornar isso, ou vou ter q me acostumar ?

verifica a configuração das fans na bios, talvez o sistema não esteja deixando ser alterada.
cuidado pra não acabar deligando o negocio e queimar a maquina.

Na bios desse notebook não opções sobre o cooler :frowning:

Seu note possui VGA Hibrida. Não esqueça que o mesmo cooler que resfria o processador, resfria a VGA. Mesmo que vc queira limitar o giro pela carga da CPU, ele vai aumentar o giro conforme a carga da VGA.

1 Curtida

Sim, mas eu nem uso ela direto, ela fica em desuso a maior parte do tempo, pois fica a gpu do processador

Meu lenovo G40-80 possui vga hibrida Intel+AMD HD8550m. Percebi por meus testes e relatos de outros user AMD hibridas e relatos de Users Nvidia Hibridas, que as Hibridas AMD alternam o uso da VGA dedicada conforme a carga de trabalho exigido. Tinha um script que vc pode visualizar o uso de cada uma vga durante uma renderização por exemplo. E com o kdenlive, não consigo impedir que ele alterne de AMD para a vga intel em momentos de baixo uso de cpu, mesmo setando DRI_PRIME=1 . O máximo que vc pode obrigar é o uso sempre da vga Intel usando o parâmetro DRI_PRIME=0. Mas dessa forma vc não usufrui do poder da dedicada. Mas mesmo usando a VGA Intel, sempre que ela precisar ser refrigerada, mesmo que a CPU esteja fria, o cooler vai subir de giro.

Entenderia que se fosse por aquecimento o cooler deve ter uma maior velocidade, porém o RPM do meu note está baseado no consumo de CPU, e não na temperatura, o que faz com q se o cpu subir a 100% pra uma pequena tarefa q dure cerca de 5 segundos, o RPM do cooler vai ao maximo, e isso está me incomodando, pq fica subindo e descendo, o certo seria se o cooler tivesse seu RPM baseado na temperatura do sistema CPU+GPU,