ROSA 12 finalmente foi lançado! Confira as novidades!

ROSA 12 foi lançado em 20 de Outubro de 2021, baseado na plataforma 2021.1.
Lançamento com suporte de dois anos.

ROSA é uma empresa russa que desenvolve diversas soluções baseadas em Linux. Seu principal produto, ROSA Desktop, é uma distribuição Linux de pacotes RPM (bifurcação do Mandriva Linux) com KDE Plasma altamente personalizado e uma série de modificações projetadas para melhorar a facilidade de uso do ambiente de trabalho. A empresa também desenvolve uma edição “Enterprise Server” do ROSA com base Red Hat Enterprise Linux.

ROSA FRESH DESKTOP 12

ROSA Fresh é um sistema operacional Linux doméstico moderno, criado pela comunidade e legalmente disponível para todos, de forma totalmente gratuita e sem registro.

Disponível o código-fonte de todos os componentes do sistema.

Tela de login atualizada

Ambiente de trabalho KDE Plasma 5.22.5

Para baixar o ROSA FRESH 12, clique aqui.

No instante momento desta publicação, apenas a imagem KDE Plasma se encontra disponível. Uma distribuição de servidor minimalista também está disponível. As demais opções serão publicadas conforme a comunidade as prepara.

Características gerais da versão R12:

• Um design redesenhado (baseado no breeze, com um conjunto original de ícones) em linha com as tendências modernas, mas mantendo a sua identidade, cores e usabilidade.
  • Transição completa RPM5 → RPM4 foi implementada, a compatibilidade com a linha de SO compatível com RHEL foi melhorada.
  • Novo instalador baseado em Anaconda que suporta instalação gráfica e baseada em texto, instalação kickstart.
  • Carregador com suporte de interface localizada.
  • KDE Plasma 5.22.5.
  • Kernel Linux 5.10.x.
  • 2.33 Glibc (modo de compatibilidade retroativa com kernels Linux para 4.14.x), GCC 11.2, systemd 249+.
  • Gerenciador de login atualizado com base no GDM.
  • Suporte para organização fácil e rápida de um ambiente de software fechado “pronto para uso”, que permite proibir a execução de código não-confiável (enquanto o próprio administrador determina o que considera confiável, não impõe confiança em software de terceiros), o que é importante para a construção de ambientes de desktop, servidor e nuvem altamente seguros.

Princípios gerais de todas as versões ROSA Linux:

• Rápida, sem perguntas e configurações desnecessárias, instalação de um sistema funcional como uma solução pronta para o usuário (o instalador copia o sistema Live para o disco usando rsync).
  • Suporte máximo possível para várias configurações de hardware, inclusive existem drivers não padrão pré-instalados para adaptadores Wi-Fi populares, a inicialização em sistemas com UEFI é suportada.
  • Reinstalar o sistema preservando todos os dados do usuário (desde que seja realizado a instalação padrão), o que permite até mesmo um usuário inexperiente restaurar o desempenho do sistema em caso de falhas (ou seja, com o particionamento automático, uma partição /home separada é feita, que irá ser salvo quando o sistema for reinstalado e não for formatado).
  • A maioria dos programas necessários ao usuário estão imediatamente na imagem, e os demais são instalados em sua maioria a partir de nossos repositórios, sem navegar em sites de fabricantes e conectar repositórios de terceiros.
  • Capacidade de trabalhar com o sistema sem usar a linha de comando, incluindo a instalação de drivers proprietários para placas de vídeo através de uma interface gráfica ou pseudográfica.
  • Você pode facilmente reconstruir qualquer imagem ISO fazendo as edições necessárias.
  • Maior atenção à localização (idioma) russa.

Fonte: https://www.rosalinux.ru/rosa-fresh-12/

13 curtidas

Bem… aqui estão algumas imagens de minha instalação do ROSA FRESH 12 que acabei de realizar em meu notebook:

ROSA 12 KDE Plasma consumindo menos de 600 MB:

Chromium é o navegador padrão do ROSA, mas você pode instalar qualquer outro navegador de sua preferência:

Aqui, apenas um screenshot apresentando o tema de ícones no Dolphin:

ROSA utiliza dnfdragora como gerenciador de pacotes gráfico.
Embora ROSA seja uma bifurcação do Mandriva (possuindo URPMI como gerenciador de pacotes), ROSA também possui o DNF instalado nativamente.
Também há o dnf-URPM, mas como eu não tenho nenhum conhecimento sobre DNF, estarei apenas deixando a informação sobre a presença dele.

Ao que tudo indica, ROSA possui um pequeno Centro de Controle, mas embutido de forma sutil em Configurações do sistema → Administração do sistema:

Aqui, apenas um screenshot apresentando o tema ROSA Desktop Fresh Dark:

Ainda não tenho muito o que falar sobre o ROSA, é o meu primeiro dia de uso, e ultimamente ando sem tempo para análises, mas tive uma ótima impressão neste primeiro contato, além de se tratar duma versão estável com KDE Plasma 5.22.5 com suporte de dois anos. Ficarei com ele no notebook.

Sintam-se a vontade para conversar sobre o assunto aqui.

6 curtidas

O site não está abrindo aqui, uma pena, queria testar o sistema.

O que acontece ao tentar abrir?

Aqui estão alguns links:

Página inicial: https://www.rosalinux.ru/
Página do ROSA Fresh 12: https://www.rosalinux.ru/rosa-fresh-12/
Link direto para baixar a ISO: http://mirror.rosalab.ru/rosa/rosa2021.1/iso/ROSA.FRESH.12/plasma5/

ROSA é uma distribuição Linux russa, o site é completamente em russo, neste caso, “Traduzir página” é um recurso indispensável para quem deseja navegar pelo site.

Simplesmente não abre:

O Sistema vem com SELinux?

Acredito que sim, ao menos há 27 menções de SELinux na Wiki do ROSA: http://wiki.rosalab.ru/ru/index.php?search=selinux&go=Перейти&title=Служебная%3AПоиск

1 curtida

Gostei. Lembra meio que uma ressurreição do Mandriva. E está muito, muito bonito e limpo o ambiente gráfico. É padrão?

1 curtida

Sim, não personalizei nada.

1 curtida

Consumindo 600mb sem contar com tmpfs, compartilhados.

Deve ir para mais de 1gb.

O kde tem isso, ele não soma tudo, diferente do gnome que soma tudo.

Eu postei o resultado do neofetch, então tanto faz ser KDE ou GNOME, o resultado é o mesmo.

Aqui está um resultado mais detalhado com free -m:

image

Não tenho conhecimento sobre o consumo do GNOME, só sei que GNOME 40 consome menos recursos de hardware se comparado as versões anteriores.

815mb

É bem pouco mesmo.

É tipo o gnome se desativar algumas coisas

Vc pega o total menos o disponível.

1 curtida

A primeira impessão não foi boa:

Mas o sistema bootou normalmente depois de instalado.

Você tentou atualizar o sistema enquanto usava o LiveCD?
Eu nunca fiz isso, imaginei que não fosse possível.

Não, eu dei um “dnf search pacote”.

1 curtida